Renovação Carismática Católica

O Que é Renovação Carismática Católica
A Renovação Carismática Católica nasceu em primeiro lugar no coração de Jesus que a gerou no seio da Igreja Católica através da Moção do Espírito Santo.

A Renovação Carismática Católica – RCC, vem em auxílio às necessidades da Igreja. É uma nova manifestação da misericórdia de Deus para seus filhos. Não é uma Igreja dentro da Igreja. É a Igreja em movimento.

A RCC segue uma espiritualidade própria, baseada na experiência de Deus, por meio do batismo no Espírito Santo e uso dos carismas, em prol dos benefícios de todos os fiéis. Trata-se de uma esperança, de um positivo sinal dos tempos, de um dom de Deus para a nossa época. É a redescoberta da alegria e da riqueza da oração contra a teoria e práxis sempre mais enrijecidas e ressecadas no tradicionalismo secularizado. Tendo em vista que o ser humano afasta-se, com muita facilidade, da ação divina, Deus vem em nosso auxílio pela efusão do Espírito Santo, o qual é a força motriz da nossa fé. Não podemos separar a Trindade; o Pai Criador, o Filho Redentor e o Espírito Santificador precisam estar juntos e presentes em nossa vida espiritual, pois a Trindade forma um elo indissolúvel.

Como surgiu a RCC

A Renovação Carismática Católica, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17 a 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA). Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:
Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado “A Cruz e o Punhal” de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca poderia supor que viria a transformar a minha vida!

Descrição: Resultado de imagem para Patti Gallagher

Durante os nossos grupos de discussão, um dos líderes colocou em tela o fato de que nós devemos confirmar constantemente os nossos votos de Batismo e de Crisma, assim como devemos ter a alma mais aberta para o Espírito de Deus. Pareceu-me curioso, mas um pouco difícil de acreditar quando me foi dito que os dons carismáticos concedidos aos apóstolos são ainda dados às pessoas nos dias atuais – que ainda existem sinais do poder divino e milagres – e que Deus prometeu emanar o seu Espírito para que se fizesse presença a todos os seus filhos. Decidimos, então, efetuar a renovação dos votos de Batismo e de Crisma como parte do serviço da missa de encerramento, no domingo à noite. Mas, no entanto, o Senhor tinha em mente outras coisas para nós!…
No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas. Eu fui atingida por uma forte certeza de que Deus é real e que nos ama. Orações que eu nunca tinha tido coragem de proferir em voz alta, saltavam dos meus lábios. (…) Este não era, pois um simples bom fim de semana, mas, na realidade, uma experiência transformadora de vida que ainda está prosseguindo e se desenvolvendo em crescimento e expansão.
Os dons do Espírito já são hoje manifestados – e isto eu posso testemunhar, porque tenho ouvido pessoas orando em línguas, outras praticam curas, discernimento de espíritos, falam com sabedoria e fé extraordinárias, profetizam e interpretam.
Eu, agora, tenho certeza de que não há nada que tenhamos de suportar sozinhos, nenhuma oração que não seja atendida, nenhuma necessidade que Deus não possa cobrir em sua riqueza! E, no depender dele e louvá-lo com fidelidade, eu sinto uma tremenda sensação de liberdade.
Podemos tentar viver como cristãos, morrendo para nós mesmos e para o pecado, mas esta será uma luta desanimadora se não contarmos com o poder do Espírito. Ainda existem tentações e problemas, mas agora tenho a certeza e a confiança em Deus, agora ele me dá segurança. Realmente, transforma-me a viver nele. É verdade que na Crisma, nós recebemos o Espírito Santo e que nós somos seus templos, mas nós não nos abrimos o suficiente para receber em nossas vidas os seus dons e o seu poder. É certo que o Espírito Santo é o nosso professor: eu dele aprendi tanto e em tão pouco tempo!
As Escrituras vivem! Amém! Eu estou segura de que jamais poderia ter acumulado por minha própria conta tanto conhecimento, apesar de todo o esforço desenvolvido, e com as melhores intenções que tivesse.
(…) Eu me vi, de repente, conversando com as pessoas sobre Cristo, e, vendo desde logo o resultado desse trabalho! Eu jamais teria ousado fazer essas coisas no passado, mas agora, é ao contrário: é impossível deixar de fazê-lo. É como disseram os apóstolos depois de Pentecostes: “Como podemos deixar de falar sobre as coisas que vimos e ouvimos!” (…).
Estas notícias se divulgaram rapidamente, causando um grande impacto no meio religioso universitário. O “Fim de Semana de Duquesne”, como ficou mundialmente conhecido este retiro, tem sido geralmente aceito como o ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica, cuja abrangência estender-se-á, num curto período de tempo, por um grande número de países.
A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um reavivamento espiritual por meio da oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, tomará corpo, transpondo rapidamente o ambiente onde foi originada.
Através das reuniões, seminários e encontros, em breve, aparecerão grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc. Os testemunhos multiplicam-se, vindos dos mais variados grupos de pessoas: operários, ex-presidiários, professores, religiosos das mais diversas ordens.
Kevin e Dorothy Ranaghan ainda registram um aspecto pouco divulgado desta história inicial da Renovação Carismática:
Nossa suspeita de que essa experiência de renovação, que agora estava espalhada, não era nova para os católicos americanos, foi confirmada, quando ouvimos notícias ou recebemos cartas de pessoas ou grupos de católicos ao redor do país. Da Flórida, Califórnia, Texas, Wisconsin, Massachusetts, tivemos notícias do trabalho calmo do Espírito Santo no decorrer dos anos.
Portanto, embora os primeiros momentos da Renovação tenham se dado em torno do retiro de Duquesne e apesar de estarem os americanos igualmente presentes no seu nascimento em diversos outros países, seria falso atribuir a expansão da Renovação Carismática unicamente à sua influência. Como afirma Monique Hébrard, a Renovação Carismática “explodiu quase ao mesmo tempo em todos os cantos da terra e em todas as igrejas cristãs, sem que se saiba muito bem como é que o fogo se ateou” .
Para o Cardeal Suenens isto também despertou uma curiosidade, ou seja, “sem nenhum contato entre si, parece que o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes”.

RCC de Santa Catarina

A RCC de Santa Catarina abrange 10 dioceses, sendo elas: Diocese de Joinville, Criciúma, Tubarão, Chapecó, Caçador, Lages, Joaçaba, Rio do Sul, Blumenau e Arquidiocese de Florianópolis , nesta onde Brusque pertence.
A célula da Renovação Carismática Católica são os Grupos de Oração. Nos encontros, os fiéis tem oportunidade de um crescimento efetivo na sua vida espiritual. Os Grupos de Oração promovem Seminários, Experiências de Oração, Cursos de Aprofundamento, entre outros, os quais ajudam no crescimento espiritual, pelo fortalecimento da fé e orações especiais, que nesses momentos são mais intensas.

Na Paróquia São Luiz Gonzaga acontecem encontros de oração em várias comunidades:

GRUPO DE ORAÇÃO

JOSÉ E MARIA
SÃOJOSÉ
SEGUNDA-FEIRA
19:00 hrs

ESPIRITO SANTO
MATRIZ
SEGUNDA-FEIRA
15:30 hrs

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
GUARANI
SEGUNDA-FEIRA
19:30 hrs

SANTA PAULINA
LAGOA DOURADA
SEGUNDA-FEIRA
19:00 hrs

SÃO LUIZ GONZAGA
MATRIZ
TERÇA-FEIRA
08:30 hrs

NOSSA SRA DE FATIMA
MALUCHE
QUARTA-FEIRA
19:30 hrs

SANTA RITA DE CASSIA
SANTA RITA DE CASSIA
QUARTA-FEIRA
19:30 hrs

VINDE ESPIRITO SANTO
VOLTA GRANDE
QUARTA-FEIRA
19:00 hrs

CENÁCULO
MATRIZ
QUARTA-FEIRA
20:00 hrs

SÃO FRANCISCO DE ASSIS
CERÂMICA REIS
QUINTA-FEIRA
19:00 hrs

FONTE DE ÁGUA VIVA
BATEAS
QUINTA-FEIRA
19:00 hrs

GUERREIROS DE DEUS
GUARANI
DOMINGO
18:30 hrs

 

Fonte: www.rccbrasil.org.br
Retirado: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao
CNBB – Documento Oficial sobre o direcionamento
Pastoral para a RCC no Brasil.
http://www.rccsc.com.br/institucional