AÇÃO SOCIAL

Ação Social São Luís Gonzaga

A Ação Social São Luís Gonzaga foi fundada em 04/08/1949 pelo Dr. Carlos Moritz e outros membros da sociedade com o intuito de prestar um apoio a comunidade carente brusquense. Durante os anos subsequentes sempre foi um apoio aos carentes da comunidade.

A nossa Missão é promover a solidariedade numa sociedade que apresenta inúmeras exclusões sociais.
O nosso objetivo é proporcionar as pessoas necessitadas uma opção de instruções básicas e objetos de primeira necessidade para proporcionar uma melhor condição de vida visando a construção do reino de Deus.

Através de voluntárias (os) de nossa sociedade, que doam seu tempo prestando diversos serviços, são atendidas as diversas necessidades.

Quem é atendido?

Dentro desse voluntariado há diversas modalidades de prestação de serviços como: clube de mães; clube de idosos; fitoterapia; cursos de gestantes; clube de bordadeiras; pessoas carentes.

Como você pode ajudar a Ação Social São Luís Gonzaga?

Ação Social São Luís Gonzaga conta com a generosidade da comunidade, de pessoas de bom coração como você.  Além dessas doações, a Paroquia São Luís Gonzaga, através do Dízimo procura manter os trabalhos em prol dos carentes.
Você pode ajudar de duas formas: através de doações e trabalho voluntário.

 

Através de doações:
As Doações podem ser de diversas formas: Roupas (em condições de uso); alimentos; doação em dinheiro.
Aonde você pode levar sua doação? Na secretaria da Paróquia (08h as 18h; 13h as 18h)
O que é feito com as doações? Todas as doações são direcionadas às pessoas necessitadas e carentes, conforme necessidade e conforme a disponibilidade de donativos. Uma vez no mês é realizado o BAZAR da Ação Social, aonde são vendidas algumas peças de roupas a preços acessíveis ás pessoas necessitadas. Com o valor arrecadado, são comprados alimentos e materiais para confecção de novos produtos para os necessitados.

 

Através do Voluntariado:
Hoje temos necessidade de pessoas, que doem um pouco do seu precioso tempo, em favor dos que mais precisam. Ser voluntario na Ação Social São Luís Gonzaga é sinônimo de doar amor, afeto, auto estima e a oportunidade de ajudar o próximo.
Que Deus abençoe a sua generosidade.
Ação Social São Luís Gonzaga

 

Fone: 3355-5556
Paroquia São Luís Gonzaga

 

Liga Santa Isabel

O Grupo Santa Izabel reúne-se as 4as feiras das 14 às 17horas!

Conversamos, trabalhamos fazendo trabalhos manuais: bordados, crochê, tricô e costura!

As 16 horas tomamos um delicioso café!

Cada membro do grupo paga uma mensalidade que reverte para fazermos passeio ou jantar.

Nossos bordados, crochês e costura vendemos ou rifamos no café que realizamos sempre na última quarta feira de novembro cuja rende destina-se a ajudar a Ação Social Paroquial São Luiz Gonzaga e a Pediatria do Hospital de Azambuja!

Somos um grupo alegre e muito unido!

Grupo Santa Izabel são 28 membros, sendo: Anete – secretaria , Maria de Lourdes e Natalia – tesoureiras e

Myriam – coordenadora!

 

 

Clube de Mães

Clube de mães D.Virginea – Bateias

São Mães que buscam alegria e divertimentos.Cada uma c/ sua carência.Recebem carinho, tomam seu cafezinho e retornam felizes.

Os encontros acontecem todas as terças feiras das 13:30 as 17:00

Coordenação de Lenir Maria Pedrini

Sub coordenação Lilian Fischer Machado.

 

Clube de idosos

Em novembro de 1979, a professora D. Júlia de Oliveira, que morava nas proximidades da matriz São Luis Gonzaga, resolveu reunir algumas pessoas idosas do seu relacionamento, no salão São José, uma vez por semana, para trocarem idéias. Além de um bom papo, os idosos, na sua maioria mulheres, ocupava-se com trabalhos manuais e pintura. Com o passar do tempo, foram introduzidas atividades físicas, palestras e outras atividades.

Após alguns encontros , notou-se uma diminuição gradativa da presença dos idosos. Consultando a maioria dos desistentes, percebeu-se uma insatisfação geral em relação a monotonia dos procedimentos adotados. Outras tentativas foram feitas, introduzindo: ginastica, palestra, bingo, etc.; também não agradaram. Finalmente, cuidado todas as sugestões apresentadas entre os idosos participantes, chegou-se a conclusão que os idosos necessitavam de uma terapia “não forçada” que lhe proporcionasse satisfação. A solução foi introduzir a música e a dança nos encontros. A partir de 1981, o grupo adotou a música e dança como principal atividades.

Nesse mesmo ano o grupo recebeu a denominação de “CLUBE DE IDOSOS VOVÓ SOFIA” em homenagem a participante mais idosa do grupo: Sofia Dubiela, passando a realizar suas atividades no salão paroquial São Luis Gonzaga e estabelecendo um encontro semanal, sempre às terças feiras a tarde,das 14 horas as 18 horas. Assumiu a coordenação do grupo a Sra. Catarina Erotides Moresco, permanecendo até neste ano de 2017 na função.

Mesmo privilegiando a descontração, a coordenação e voluntárias tem o cuidado de manter um clima de oração, com reflexões importantes sobre a palavra de Deus, antes da música e dança.

O número médio de participantes por encontro, de 120 pessoas, e as manifestações favoráveis a respeito das atividades realizadas, nos dá uma idéia da aprovação sobre os trabalhos desenvolvidos. Mesmo assim, a coordenadora e suas auxiliares tem ouvido com atenção as opiniões dos idosos a fim de se melhorara constantemente.

Além da música e dança, é servido pelas 16 horas um café com doces e salgados co muita dedicação da coordenação e com as atuais onze voluntárias.

Vale ressaltar que os participantes contribuem com R$ 20,00 mensalmente, para auxiliar nas despesas. Neste ano de 2017 contamos com 120 pessoas cadastradas, que, com a contribuição de mais cinco madrinhas, temos conseguido equilibrar as contas.

O clube mantem intercambio com clubes de idosos outros municípios, recebendo com frequência também, principalmente da região de Florianópolis.

Merece destaque, ainda, o fato de que toda segunda terça feira do mês, destinada a celebração da missa na matriz, portanto não ocorrendo musica e dança, bem como o encerramento todo final de ano das atividades com um almoço em uma sociedade de Brusque.

 

Clube de gestantes

O curso de gestantes são pessoas que buscam auxilio e informações sobre o período gestacional e cuidados do bebe; os quais participam de ciclo de palestras, informativas e recebimento de kits para o seu bebê.

Coordenadora Lurdes Pruner Crespi e sub coordenadora Lurdes Beuting.

 

Atendimento toda terça feira das 13H30 horas ate 16.45 horas.