Escolas de Formação

Escola do Discípulo Missionário trabalha para formar novas lideranças

Comunidades da Paróquia São Luis Gonzaga foram divididas em regiões pastorais

Formar novas lideranças é o foco principal da Escola do Discípulo Missionário da Paróquia São Luis Gonzaga, em Brusque. A ideia é atender uma demanda maior de formação para os leigos, de um grupo de pessoas que possam ajudar nas pastorais. “Essa foi uma reivindicação das comunidades na Assembleia Paroquial de 2015”, ressalta Padre Magnos Caneppele.

A Escola de Formação ocorre nas regiões pastorais da comunidade com datas estabelecidas. São encontros de formação, de conhecimento e aprofundamento sobre diversos temas. Segundo o pároco da São Luis Gonzaga, o objetivo é abrir um momento de formação para que os interessados tenham uma base, um conhecimento maior, para poder assim servir melhor a Igreja e a comunidade. “Foi trabalhado o eixo Bíblia, agora está sendo trabalhado o eixo Liturgia, o próximo será Família. Normalmente os encontros ocorrem a cada 15 dias, e o número de pessoas tem ficado em torno de 50 por região.”

Padre Magnos agradece a quem até agora tem disponibilizado seu tempo para participar dos encontros e tem tido interesse em aprender algo mais. “A você que está lendo essa informação, digo que a Paróquia São Luís Gonzaga, no conjunto de suas comunidades, têm necessidade de leigos cada vez mais formados e em maior número. Queremos ter mais pessoas envolvidas nas pastorais, nas comunidades e você pode fazer isso procurando seu coordenador de pastoral, a comunidade, e ver no que pode estar servindo a Cristo.”

As regiões

As comunidades da Paróquia São Luis Gonzaga foram divididas em regiões pastorais para integrar e facilitar a distribuição de atividades. Cada uma das quatro regiões compreende algumas comunidades, que serão reconhecidas pelo nome dos quatro evangelistas: São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

A Escola de Líderes aderiu a esse novo esquema. A divisão pretende levar os encontros de formação para todas as regiões da Paróquia. A ideia é promover a integração das lideranças sempre que possível, fazendo com que participem de eventos paroquiais nas mais diversas igrejas da São Luís Gonzaga.

Região 1 – São Mateus: São Luis Gonzaga e São José

Região 2 – São Marcos: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Santa Paulina

Região 3 – São Lucas: Cristo Rei, Santa Rita e Nossa Senhora de Lourdes

Região 4 – São João: Nossa Senhora Aparecida, São João Batista, Santo Antônio e São Francisco