Nossa Senhora Aparecida

Histórico

A comunidade Nossa Senhora Aparecida localiza-se na cidade de Brusque, no bairro Steffen, e faz parte da Paróquia São Luis Gonzaga. Dona Teresa Riffel, uma das fundadoras, conta como tudo começou:

Em 1969 eu, Teresa Clara Riffel, fui convidada a assumir a direção da Escola Isolada Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, na comunidade conhecida como Morro do Steffen, que passava por  desafios nas sua áreas sócio-econômica e cultural. Não era vista com simpatia e respeito em seus valores essenciais. Na época existiam muitas casas de prostituição, uma delas numa rua ao lado da escola. Ocorriam brigas constantes, não raro com mortes, o que constituía problemas sério para o convívio social. Havia também muitas famílias desestruturadas.

Isso tudo era visto e sentido quando começamos trabalho Escola x Comunidade / Escola x Família, nas reuniões pedagógicas e nas da APP. Mas que projeto podia ser criado para uma mudança que viesse a melhorar qualidade de vida da comunidade?

A idéia que surgiu foi voltada para o espiritual: Começar um movimento para a fundação de uma comunidade católica e a consequente construção de uma Capela.

Em 1970 começamos a mobilização. A idéia foi lançada e logo abraçada pelas lideranças com suas famílias e a comunidade em geral.

Assim constituímos a primeira comissão provisória com o objetivo de obter a permissão da Paróquia São Luis Gonzaga e oficializar a nova comunidade católica. O pároco, Pe. Pedro Paloschi, acolheu o pedido e, diante da consistente fundamentação teórica e da clara necessidade de uma orientação espiritual e moral presente no bairro Steffen, o aprovou.

A Escola, grande parceira em todas as reuniões de cunho religioso, inclusive nos terços em família, cedeu o espaço físico para dar início às celebrações. Também  abrigou a catequese, o grupo de jovens Amicris e o clube de mães. À medida que a nova comunidade florescia os desafios eram maiores. Neste momento foi eleita a primeira diretoria conforme o estatuto. Este era o quadro:

Presidente: Elpídio Pereira (In – Memorian)

Vice Presidente: Roberto  Riffel (Pinto) (In – Memorian)

Tesoureiro: Nicanor Panca (In – Memorian)

Secretário: Gersino Dalprá (In – Memorian)

Conselho Fiscal: Benta Pavesi (In – Memorian) e Catarina Luz (In – Memorian)

No ano de 1971 já acontecia regularmente a missa dominical no primeiro e no último domingo do mês. Nos outros finais de semana era ministrada a Celebração da Palavra, pelos fraters. Nosso primeiro sacerdote assistente foi Pe. Normélio. Ele acompanhou os primeiros passos da nova comunidade. Realização de festas nos meses de maio outubro e cafés uma vez por mês foram formas de angariar recursos. Em 1972 estávamos caminhando em ritmo crescente. A população aderiu e encorpava as celebrações, mas um novo desafio surgiu quando a demanda de alunos excedeu a capacidade da Escola. Ela não pôde mais comportar as atividades pastorais e havia necessidade de um espaço próprio para a Igreja. A solução veio por uma permuta em que o terreno em que ficava a Escola ficaria com a Igreja, enquanto uma nova escola seria construída na rua América, sobre um terreno doado pelo Sr. Max Rodolfo Steffen (In – Memorian) e seus filhos herdeiros, Maria Steffen Fuchs e Adolfo Steffen.

Em 1973, já com dependências próprias e uma rotina pastoral estabelecida, uma nova diretoria foi eleita:

Presidente: Roberto Riffel

Vice Presidente: Elpídio Pereira

Tesoureiro: Francisco Allein

Secretário: Gersino Dalprá

Conselho fiscal: Arnoldo Allein

Conselho fiscal: Adolfo Steffen, Catarina Luz e Bras Fidelis  da Silva.

O sonho foi tornando-se  realidade. Em 1975 um marco histórico: no mês de outubro ocorre a primeira festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, e o lançamento da pedra fundamental. O Martelo de ouro (maior contribuição) foi o Sr. Arnoldo Allein pai do nosso querido diácono Francisco Allein. Daí para frente, foco na construção.

A comunidade se empenhou e tivemos pedreiros e marceneiros voluntários. Os tijolos para o novo templo foram doados pela família de Eugênio Reis (in-memorian). Aconteciam novas eleições, mas o povo reelegia os mesmos líderes, pois entendia que a equipe que iniciou a construção deveria leva-la a cabo. Em vista dos bons trabalhos, o período acabou se estendendo até 1986, quando tivemos a perda lamentável de nosso presidente, Roberto Riffel. Eu,Teresa Clara Riffel, então, assumi a presidência até o final do mandato. Durante este período tivemos a assistência espiritual de Pe. Valberto Dirkessen. A substituí-lo vieram Pe. Nivaldo e Pe. Wilson Tadeu Jönck, nosso atual arcebispo. Padre Adilson José Colombi, nosso atual assistente espiritual, também teve um período anterior em nossa comunidade.

Além dos padres, tivemos a assistência dedicada de muitos fraters como o Pe Léo (in-memorian), Pe Gilberto Bonato Xavier, hoje provincial.

A mudança foi muito grande no cenário social do bairro. Ficou registrado na memória da comunidade que a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida é transformadora e trouxe para a localidade do Steffen um novo rosto com valores essenciais, valores que restauram as famílias e elevam a própria qualidade de vida. Também nessa época foi criada a SABAS Associação de moradores do bairro. A comunidade em geral crescia e foi criado o jardim de infância Max Rodolfo Steffen onde só havia o campo de futebol América Esporte Clube. A igreja cedeu espaço anexo ao antigo galpão da escola para a Fucabem, órgão que o Roberto Riffel, entendia como fundamental pois atendia as crianças no período integral fornecendo conhecimento, educação e alimentação.

Como podemos sentir e ver a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, desde sua fundação, sempre esteve presente na vida da comunidade. Foi uma benção divina. Sua ação pastoral chegava às instâncias seculares tendo a diretoria como ponte de ligação, sempre solícita e atenta às necessidades do povo. Hoje podemos ter a certeza que nossa mãe Maria, sob o título de Nossa Senhora Aparecida, nos cobriu com seu manto sagrado e nos deu a benção para que crescêssemos como comunidade. Muitas famílias deram seus testemunhos de graças alcançadas em seus pedidos por interseção de Nossa Senhora. Eu mesma posso declarar que ela foi a minha força e coragem para lutar sempre em busca de paz, amor e caridade para todas as famílias.

Esta vida de comunidade incluiu vinte e cinco anos como catequista. Dentre eles, dez de coordenação paroquial. A catequese educa e é um dos principais instrumentos para a construção de um mundo mais humano e fraterno. Conosco caminharam muitas pessoas maravilhosas, como Osni Pereira e sua esposa Dete, que coordenaram o grupo de jovens e Íria Rezini, que também assumiu a coordenação paroquial de catequese. Todos que de algum modo participaram dessa trajetória, sabem como é gratificante trabalhar para o Reino de Deus. Nossa missão foi árdua. Muitas vezes caímos e precisamos levantar. Mas a semente plantada não foi em vão, plantamos para o irmão.

Contato 

Telefone: (47) 3351-6819

ns.aparecida.bq@gmail.com

Rua guilherme steffen – steffen 

CEP: 88355-100

 

Horários de celebrações

19:00 – Sábados

19:00 – 1° sexta-feira do mês

19:00 – Todo dia 12 de cada mês (Exceto quando dia 12 cai no domingo).

Após a Santa Missa do dia 12 confraternização com os aniversariantes, de vida e de matrimônio.

1° Sábado do mês – Batizados

19:00 – Domingo catequese de adultos

Pastorais e movimentos

  • Pastoral da Catequese: de Iniciação à Vida Cristã, Adolescentes, Crisma e Adultos
  • Pastoral dos Grupos Bíblicos em Família
  • Pastoral dos Coroinhas
  • Pastoral do CPC
  • Pastoral da Visitação
  • Pastoral do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão
  • Pastoral da Liturgia
  • Pastoral da Acolhida
  • Pastoral do Canto
  • Pastoral da Comunicação – PASCOM
  • Pastoral Missionária
  • Jovens – JAC

Intercessão

Terço dos Homens

Terço das Mulheres

Nome: Mãe Peregrina de Schöenstatt

 

Eventos:

Missa todo dia 12 com encontro das capelinhas, visitas das capelinhas nas residências.

Contato:

Teresinha

 3355-0560

 

Segunda Feira

2° segunda-feira do mês reunião  do CPC

Última segunda-feira do mês reunião de liturgia.

Terça feira

14:00 – Clube de Mães 

17:00 – Grupo de Intercessão 

19:30 –  Terço dos Homens 

19:00 – Grupos bíblicos em família 

Quarta feira

19:00 –  Terço das Mulheres

Quinta feira

(06:30 e as 16:30)Adoração ao Santíssimo Sacramento

19:00 – Catequese de Iniciação Cristã e Crisma

19:00 – Grupos bíblicos em família 

Sexta feira

18:30 – 1° sexta Adoração ao Santíssimo Sacramento

19:00 – Santa Missa em Honra ao Sagrado Coração de Jesus 

Sabado

08:30 – Quinzenalmente, catequese da Pastoral do Adolescente

14:00 – encontro de Coroinhas 

15:00 – encontro de Jovens

19:00 – Santa Missa 

Domingo

19:00 – catequese de adultos

*Segundo domingo de maio tradicional festa da comunidade*