Ovisa

Conforme nos foi solicitado, estamos enviando um pouco da história do movimento , OVISA, que significa: Orientação para a Vivência Sacramental.

É um Movimento inserido na Pastoral Familiar, que pretende, através de uma vivência intensiva e comunitária dos SACRAMENTOS, construir, reconstruir ou alimentar a felicidade pelo Matrimônio, com o que “a Família Cristã patenteará a todos, a presença do Salvador no mundo e a autêntica natureza da Igreja pelo amor dos cônjuges” (Gaudium et Spes, 48), despertando a paternidade responsável, e com ela, o sadio e profundo relacionamento entre pais e filhos e a consequente promoção destes para a vida de amor.

O OVISA é um encontro de casais inserido na Pastoral Familiar, e é uma proposta que, graças a Deus, ao lado de tantas outras, tem sido um caminho que tão bem vêm orientando a Família em nível de Igreja no Brasil.

Em 30 de Novembro de 1968 foi realizado o 1º OVISA somente para mulheres, e em 21 e 22  de Junho de 1969 realizou-se o 1] OVISA para casais em Campinas-SP.

Os fundadores são: Nely torres Babini, Arani Ahnert Pieri(im memoriam), e o Bispo Dom Irineu Danelon.

O Movimento tem:

• Estatuto próprio;
  • Símbolo, que é o Peixe;
  • Manual Vivendo o OVISA;
  • Hino, com partitura;
  • Bandeira.
  • As cores oficiais são azul e branco.
  • A nível nacional, está dividido em Regionais:
  • Regional I  Vale do Paraiba(SP)
  • Regional II  Goiás
  • Regional III Campinas(SP)
  • Regional IV Campo Grande(MS)
  • Regional V Sul Mineira(MG)
  • Regional VI Sul Brusque(SC
  • Regional VII Cuiabá(MT
  • Regional VIII Corumbá(MS)
  • Regional X Nova Xavantina e Canarana(MT)
  • Regional XI Três Lagoas-Bolsão Sul Matogrossense(MS)
  • Regional XII Águas Quentes e Caldas Novas(GO)

Em cada Regional temos o Núcleo, composta por casal Coordenador, vice, casal tesoureiro, casal secretário, casal de Formação e um Assistente Espiritual, no caso de Brusque é o Pe Adilson desde a sua implantação em 1989.

Cada Regional é composta por 2 casais que fazem o elo de ligação entre o Núcleo e a presidência Nacional, sendo assim o casal Regional faz parte da Presidência.

Atualmente a presidência Nacional encontra-se em Três Lagoas(MS)

Em Brusque o Casal regional são Salete e José L Lermen e o vice Janete e Jair J Bourscheidt.

O casal Coordenador do Núcleo é Larinete e Alcemar dos Santos e seus vice são Lúcia e Ocimar Pilar.

Cada Núcleo subdivide-se em grupos.

Temos 18 grupos de casais que reúnem-se 1 vez por mês.

Cada grupo tem um casal coordenador que reune-se 1 vez por mês com a coordenação do Núcleo e Regional, com o acompanhamento do Pe Adilson(quando possível).

Atualmente temos 130 casais atuantes em Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento.

A maioria dos casais estão inseridos na comunidade auxiliando na Catequese, Liturgia, Animação, Eucaristia, nova união, noivos etc

Contatos:

Casal Coord Regional – 99606-4238/ 3355-7296

Casal Coord do Núcleo – 98435-3350/99702-8012.

Temos muito mais história para contar!

A disposição,

José Loutar Lermen