Planejamento Estratégico Pastoral

O caminho do Planejamento Estratégico

Pesquisa, avaliação e diagnóstico proporcionaram opções para a renovação pastoral, que deram origem aos programas e projetos que se apresentam nesta página e seguintes

O Planejamento Estratégico Pastoral é uma iniciativa de organizar e motivar a vivência pastoral da Paróquia São Luis Gonzaga, em meio aos inúmeros desafios no contexto geográfico e cultural em que ela se encontra.

A partir da pesquisa e análise de dados, foram mapeados os diversos públicos da Paróquia. Observou-se o tipo de relacionamento, o objetivo da organização, o nível de dependência, os resultados esperados e as expectativas dos públicos perante a Paróquia.

Após mapear os públicos e os fatores de influência e relacionamento, partiu-se para uma análise mais detalhada dos resultados apresentados em pesquisas de documentos; nos dados tabulados a partir dos questionários aplicados e nas observações feitas nas conversas informais.

O resultado desta primeira análise foi a produção de um diagnóstico organizacional da Paróquia. Nele se identificou as novas circunstâncias que ameaçam o crescimento evangelizador, para renovação e revitalização da propagação da novidade do evangelho no contexto atual.

Através de resultados concretos, organizados a partir da pesquisa, foi possível estabelecer os objetivos, estratégias, metas, programas e projetos para o Plano Estratégico Pastoral.

Os resultados das ações poderão ser mesurados através dos instrumentos de avaliação e controle, estabelecidos a partir das características individuais de cada projeto e plano de ação das pastorais e movimentos.

Todo o processo descrito acima é fruto de um trabalho em conjunto, desenvolvido em comum acordo, através da contratação de uma empresa especializada (Dominus Agência de Comunicação Integrada) e as lideranças da Paróquia São Luís Gonzaga.

O papel da Dominus no trabalho é proporcionar um direcionamento do processo de planejamento e sua instrumentalização na execução do mesmo. Já as lideranças são os personagens principais deste processo.

Programas e projetos

Os programassão ações táticas e diferem dos projetos pela sua amplitude e complexidade. Eles necessitam de pesquisa, levantamento de dados, estudos de viabilidade, análise de custo-benefício, além de ter inserido em si mesmo vários projetos.

Os projetosdirecionam as ações concretas levadas a efeito na Paróquia, para alcançar os objetivos determinados no Plano Estratégico Pastoral. Sua formulação é mais pontual, norteando o caminho final na execução das atividades.