São Francisco de Assis

Histórico

A primeira reunião a ser realizada para criar a comunidade aconteceu no dia 10 de maio de 2002, onde foi discutido de formação da comunidade na Cerâmica Reis, contudo a certeza chegou apenas no dia 04 de maio de 2011 onde foi montado um grupo de pessoas que tomariam a frente desta nova, nesta reunião foi decidido que teríamos missas aos segundos e quartos domingos de cada mês, e as celebrações eram e continuam sendo realizadas nas dependências da Sede dos Servidores Públicos de Brusque.

A primeira celebração aconteceu no dia 12 de setembro de 2010, e a primeira festa da comunidade foi realizada no dia 9 de outubro de 2011. Em determinada celebração foi colocada em votação aberta para comunidade escolher qual seria o padroeiro e os colocados foram: Nossa Senhora das Graças, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, o mais votado e vencedor foi São Francisco de Assis.

Mesmo tendo um local para realizar as celebrações a comunidade estava empenhada em ter seu próprio espaço, dentro de vários terrenos vistos surgiu à oportunidade do terreno que pertencia à Sede dos Servidores Públicos de Brusque, sendo que o presidente da associação sugeriu a construção do muro em troca do terreno. Através de reuniões com prefeito regente na época, o pároco e toda comunidade, chegaram ao acordo.

O muro foi construído por meio de Mutirão e as comunidades pertencentes à Paróquia ajudaram com doações. Durante muitos anos de uma luta constante e muita oração começamos a busca pela liberação pela terraplanagem que foi conseguida em 2011, porém mesmo com a liberação em mãos passou-se um grande período para ser concluída em abril de 2012.

Após a terraplanagem concluída foi requisitada o alvará de construção com tudo negado por vários fatores, um dos principais foi à tubulação que passava sob o terreno. Após varias reuniões a prefeitura colocou uma proposta de que a comunidade e o empresário do bairro contribuíssem com a compra da tubulação. Mas, a comunidade e o empresário surgiram com a contraproposta que a comunidade entraria com os tubos, mas, a prefeitura faria a obra mais a pavimentação da rua.

Desta forma foi conseguido o alvará para dar inicio a construção da igreja São Francisco de Assis. Em 08 de agosto de 2016 iniciou o cravamento das estacas para a fundação da igreja e no dia 16 de setembro de 2016 realizou-se o lançamento da pedra fundamental da igreja de São Francisco De Assis do bairro Cerâmica Reis. Em 08 de outubro de 2017 com celebração as 10:00h presidida por Dom Wilson Tadeu Jonck, concelebrada pelo pároco Padre Magnos José Baron Canepelle, Padre Adilson José Colombi e o Padre Flávio Morelli, foi realizada a benção da igreja São Francisco de Assis, precedida da festa em honra ao padroeiro, desta data em diante iniciou as missa na igreja.

 

Contatos

 

 

Horários de celebrações 

 

 

Pastorais e movimentos

 

 

Horários