São José

Histórico

Em 1991, por solicitação do então Pároco, Pe. DIONISIO TECILA foram iniciados os trabalhos de conscientização dos moradores para a necessidade de formação de uma comunidade católica neste bairro, face o surgimento de outras tantas denominações religiosas. As visitas nas casas foram feitas por seminaristas e algumas lideranças.

À frente deste trabalho estavam as senhoras Terezinha Fischer e Paula Samagaia, que depois fizeram parte da primeira Diretoria,

Em  1992, uma vez por mês, aos sábados, era celebrada a missa, nas dependências do SENAI, situado nas imediações desta comunidade católica.  Com a mudança de Diretoria daquele estabelecimento, foi proibida a utilização daquele espaço para a realização de missas para a comunidade.  Foi a partir daí que em

1993, os cultos e missas passaram a ser realizados nas dependências das casas dos moradores da região, lembrando bem o jeito de celebrar das primeiras comunidades cristãs. As nossas garagens se transformavam em  templos, lugar de encontro com Deus e os irmãos e irmãs.

Em 1994, por insistência do frater  ANTONIO FRANCISCO DA SILVA, hoje Pe. Antônio, foi eleita a  primeira Diretoria, que tomou posse em 06/09/1994, para dar inícios aos trabalhos de construção e formação da comunidade, ainda sem  Santo  padroeiro.

Em 1995, o Pe. Vigário Carmo João Rodhen, hoje Bispo Dom Carmo, presenteou a comunidade com o terreno, onde hoje  está construída a  Capela.

Em  março/1996, iniciou-se a construção da capela, levando-se a Igreja de Cristo mais próxima das nossas residências. Estamos no 12º ano da construção material da nossa igreja e ainda temos muito por fazer. A próxima etapa será a construção das salas de catequese.

A escolha do nome  de São Jose, foi aprovada por maioria absoluta  pela assembléia presente em uma das nossas missas, que aconteceu logo após a escolha da primeira Diretoria, pelo fato da nossa comunidade estar situada no Bairro 1 º de Maio, sendo São José padroeiro e modelo dos trabalhadores.

Também foi decidido em Assembléia da Comunidade, ocorrida em  2005, pos sugestão  do nosso Pe. Assistente, Adilson José Colombi , que os festejos relativos ao Santo Padroeiro acontecessem entre os meses de março e maio, uma vez que 19/03 é o dia de  São José, o esposo da virgem Maria e dia 1º de maio temos o dia do Trabalhador e São José é  protetor e modelo para os trabalhadores.

Email – renate.haas@aqu.gov.br

Horários de Missa