(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
(47) 9.9186-2335
 
 
Nossa Senhora Aparecida
 
Nossa Senhora Aparecida

Histórico
A comunidade Nossa Senhora Aparecida localiza-se na cidade de Brusque, no bairro Steffen, e faz parte da Paróquia São Luis Gonzaga. Dona Teresa Riffel, uma das fundadoras, conta como tudo começou:

Em 1969 eu, Teresa Clara Riffel, fui convidada a assumir a direção da Escola Isolada Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, na comunidade conhecida como Morro do Steffen, que passava por  desafios nas sua áreas sócio-econômica e cultural. Não era vista com simpatia e respeito em seus valores essenciais. Na época existiam muitas casas de prostituição, uma delas numa rua ao lado da escola. Ocorriam brigas constantes, não raro com mortes, o que constituía problemas sério para o convívio social. Havia também muitas famílias desestruturadas.

Isso tudo era visto e sentido quando começamos trabalho Escola x Comunidade / Escola x Família, nas reuniões pedagógicas e nas da APP. Mas que projeto podia ser criado para uma mudança que viesse a melhorar qualidade de vida da comunidade?

A idéia que surgiu foi voltada para o espiritual: Começar um movimento para a fundação de uma comunidade católica e a consequente construção de uma Capela.

Em 1970 começamos a mobilização. A idéia foi lançada e logo abraçada pelas lideranças com suas famílias e a comunidade em geral.

Assim constituímos a primeira comissão provisória com o objetivo de obter a permissão da Paróquia São Luis Gonzaga e oficializar a nova comunidade católica. O pároco, Pe. Pedro Paloschi, acolheu o pedido e, diante da consistente fundamentação teórica e da clara necessidade de uma orientação espiritual e moral presente no bairro Steffen, o aprovou.

A Escola, grande parceira em todas as reuniões de cunho religioso, inclusive nos terços em família, cedeu o espaço físico para dar início às celebrações. Também  abrigou a catequese, o grupo de jovens Amicris e o clube de mães. À medida que a nova comunidade florescia os desafios eram maiores. Neste momento foi eleita a primeira diretoria conforme o estatuto. Este era o quadro:

Presidente: Elpídio Pereira (In – Memorian)

Vice Presidente: Roberto  Riffel (Pinto) (In – Memorian)

Tesoureiro: Nicanor Panca (In – Memorian)

Secretário: Gersino Dalprá (In – Memorian)

Conselho Fiscal: Benta Pavesi (In – Memorian) e Catarina Luz (In – Memorian)

No ano de 1971 já acontecia regularmente a missa dominical no primeiro e no último domingo do mês. Nos outros finais de semana era ministrada a Celebração da Palavra, pelos fraters. Nosso primeiro sacerdote assistente foi Pe. Normélio. Ele acompanhou os primeiros passos da nova comunidade. Realização de festas nos meses de maio outubro e cafés uma vez por mês foram formas de angariar recursos. Em 1972 estávamos caminhando em ritmo crescente. A população aderiu e encorpava as celebrações, mas um novo desafio surgiu quando a demanda de alunos excedeu a capacidade da Escola. Ela não pôde mais comportar as atividades pastorais e havia necessidade de um espaço próprio para a Igreja. A solução veio por uma permuta em que o terreno em que ficava a Escola ficaria com a Igreja, enquanto uma nova escola seria construída na rua América, sobre um terreno doado pelo Sr. Max Rodolfo Steffen (In – Memorian) e seus filhos herdeiros, Maria Steffen Fuchs e Adolfo Steffen.


Em 1973, já com dependências próprias e uma rotina pastoral estabelecida, uma nova diretoria foi eleita:

Presidente: Roberto Riffel

Vice Presidente: Elpídio Pereira

Tesoureiro: Francisco Allein

Secretário: Gersino Dalprá

Conselho fiscal: Arnoldo Allein

Conselho fiscal: Adolfo Steffen, Catarina Luz e Bras Fidelis  da Silva.

O sonho foi tornando-se  realidade. Em 1975 um marco histórico: no mês de outubro ocorre a primeira festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, e o lançamento da pedra fundamental. O Martelo de ouro (maior contribuição) foi o Sr. Arnoldo Allein pai do nosso querido diácono Francisco Allein. Daí para frente, foco na construção.

A comunidade se empenhou e tivemos pedreiros e marceneiros voluntários. Os tijolos para o novo templo foram doados pela família de Eugênio Reis (in-memorian). Aconteciam novas eleições, mas o povo reelegia os mesmos líderes, pois entendia que a equipe que iniciou a construção deveria leva-la a cabo. Em vista dos bons trabalhos, o período acabou se estendendo até 1986, quando tivemos a perda lamentável de nosso presidente, Roberto Riffel. Eu,Teresa Clara Riffel, então, assumi a presidência até o final do mandato. Durante este período tivemos a assistência espiritual de Pe. Valberto Dirkessen. A substituí-lo vieram Pe. Nivaldo e Pe. Wilson Tadeu Jönck, nosso atual arcebispo. Padre Adilson José Colombi, nosso atual assistente espiritual, também teve um período anterior em nossa comunidade.

Além dos padres, tivemos a assistência dedicada de muitos fraters como o Pe Léo (in-memorian), Pe Gilberto Bonato Xavier, hoje provincial.

A mudança foi muito grande no cenário social do bairro. Ficou registrado na memória da comunidade que a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida é transformadora e trouxe para a localidade do Steffen um novo rosto com valores essenciais, valores que restauram as famílias e elevam a própria qualidade de vida. Também nessa época foi criada a SABAS Associação de moradores do bairro. A comunidade em geral crescia e foi criado o jardim de infância Max Rodolfo Steffen onde só havia o campo de futebol América Esporte Clube. A igreja cedeu espaço anexo ao antigo galpão da escola para a Fucabem, órgão que o Roberto Riffel, entendia como fundamental pois atendia as crianças no período integral fornecendo conhecimento, educação e alimentação.

Como podemos sentir e ver a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, desde sua fundação, sempre esteve presente na vida da comunidade. Foi uma benção divina. Sua ação pastoral chegava às instâncias seculares tendo a diretoria como ponte de ligação, sempre solícita e atenta às necessidades do povo. Hoje podemos ter a certeza que nossa mãe Maria, sob o título de Nossa Senhora Aparecida, nos cobriu com seu manto sagrado e nos deu a benção para que crescêssemos como comunidade. Muitas famílias deram seus testemunhos de graças alcançadas em seus pedidos por interseção de Nossa Senhora. Eu mesma posso declarar que ela foi a minha força e coragem para lutar sempre em busca de paz, amor e caridade para todas as famílias.

Esta vida de comunidade incluiu vinte e cinco anos como catequista. Dentre eles, dez de coordenação paroquial. A catequese educa e é um dos principais instrumentos para a construção de um mundo mais humano e fraterno. Conosco caminharam muitas pessoas maravilhosas, como Osni Pereira e sua esposa Dete, que coordenaram o grupo de jovens e Íria Rezini, que também assumiu a coordenação paroquial de catequese. Todos que de algum modo participaram dessa trajetória, sabem como é gratificante trabalhar para o Reino de Deus. Nossa missão foi árdua. Muitas vezes caímos e precisamos levantar. Mas a semente plantada não foi em vão, plantamos para o irmão.

Contato 
Telefone: (47) 3351-6819

ns.aparecida.bq@gmail.com

Rua guilherme steffen – steffen 

CEP: 88355-100

 

Horários de celebrações

19:00 – Sábados
19:00 – 1° sexta-feira do mês
19:00 – Todo dia 12 de cada mês (Exceto quando dia 12 cai no domingo).
Após a Santa Missa do dia 12 confraternização com os aniversariantes, de vida e de matrimônio.
1° Sábado do mês – Batizados
19:00 – Domingo catequese de adultos


Pastorais e movimentos

Pastoral da Catequese: de Iniciação à Vida Cristã, Adolescentes, Crisma e Adultos
Pastoral dos Grupos Bíblicos em Família
Pastoral dos Coroinhas
Pastoral do CPC
Pastoral da Visitação
Pastoral do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão
Pastoral da Liturgia
Pastoral da Acolhida
Pastoral do Canto
Pastoral da Comunicação – PASCOM
Pastoral Missionária
Jovens – JAC
Intercessão

Terço dos Homens

Terço das Mulheres

Nome: Mãe Peregrina de Schöenstatt

 

Eventos:

Missa todo dia 12 com encontro das capelinhas, visitas das capelinhas nas residências.

Contato:

Teresinha

 3355-0560

 

Segunda Feira
2° segunda-feira do mês reunião  do CPC

Última segunda-feira do mês reunião de liturgia.

Terça feira
14:00 – Clube de Mães 

17:00 – Grupo de Intercessão 

19:30 –  Terço dos Homens 

19:00 – Grupos bíblicos em família 

Quarta feira
19:00 –  Terço das Mulheres

Quinta feira
(06:30 e as 16:30)Adoração ao Santíssimo Sacramento

19:00 – Catequese de Iniciação Cristã e Crisma

19:00 – Grupos bíblicos em família 

Sexta feira
18:30 – 1° sexta Adoração ao Santíssimo Sacramento

19:00 – Santa Missa em Honra ao Sagrado Coração de Jesus 

Sábado
08:30 – Quinzenalmente, catequese da Pastoral do Adolescente

14:00 – encontro de Coroinhas 

15:00 – encontro de Jovens

19:00 – Santa Missa 

Domingo
19:00 – catequese de adultos

*Segundo domingo de maio tradicional festa da comunidade*

 
 
 
 
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES