(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Comunidade Santa Paulina celebra missa em honra a padroeira

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A comunidade Santa Paulina, localizada na Travessa Lagoa Dourada, celebrou na noite de sábado, 9 de julho, a missa solene em honra a sua padroeira. Os festejos tiveram início dia 6 de julho, com o tríduo preparatório e missa. O rito, presidido pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Diomar Romaniv, contou com a presença dos festeiros, da comunidade local e de moradores de diversos bairros da cidade.
“A comunidade Santa Paulina celebra a sua padroeira, exatamente no dia 9 de julho, seu dia litúrgico. Ela viveu na nossa região, passou e ficou hospedada aqui na nossa cidade. Por isso, queremos expressar toda a nossa fé e confiança nela; temos um carinho todo especial por Santa Paulina. Nesta noite, o mais importante é celebrar a liturgia, a eucaristia e lembrar a história de vida de Santa Paulina”, afirma padre Diomar. 
Segundo ele, à luz do Evangelho, é possível relacionar a história de Santa Paulina à passagem bíblica do bom samaritano, que tem compaixão e cuida daqueles que encontra caído pela estrada. “Santa Paulina fez isso, cuidou de uma pessoa com câncer e, pouco a pouco, foi criando o seu hospitalzinho. Assim, ela passou a exercer a caridade e cuidar das pessoas que sofriam. A congregação que ela fundou continua vivendo, até hoje, sua espiritualidade. Queremos agradecer e louvar a Deus por esse exemplo de santidade”, enfatiza. 

Encontro com a comunidade
O pároco também explica que celebrar a padroeira é uma oportunidade de promover o encontro entre as pessoas que formam a comunidade. “Queremos celebrar e confraternizar, expressando que somos uma família. Queremos partilhar o alimento, partilhar a vida. A comunidade de Santa Paulina, assim como as demais, ficou dois anos sem este evento, devido à pandemia. Por isso essa retomada é tão importante. Louvamos e agradecemos a Deus pelo empenho de cada voluntário, de cada pessoa que, ao longo desses dias e dessa semana, doaram seu tempo para tornar realidade aquilo que nós sonhamos e preparamos com tanto carinho”, expressa o pároco, pe. Diomar Romaniv. 
O coordenador da comunidade Santa Paulina, Ivan Carlos Mesadri, também demonstrou a alegria pela retomada das festividades. “Somos uma comunidade unida e muito feliz, gostamos de rezar e festejar. Dois anos sem celebrar nossa padroeira, devido a pandemia, foi muito triste. Não podíamos nos encontrar, era um clima muito ruim; mas estamos de volta. Como Santa Paulina, eu e toda a equipe envolvida nessa festa, seguimos o seu testemunho, de sermos instrumentos e de confiar na graça e providência de Deus. A comunidade se dedicou desde quarta-feira, 6 de julho, deixando tudo pronto para receber os moradores aqui do bairro e de toda a cidade. O resultado não poderia ser outro, a festa foi um grande sucesso”, afirma. 

Fé, doação e trabalho
Para Nelson Lira, 53 anos, a comunidade é muito importante para ele e toda a sua família, pois todos participam das atividades da igreja. “Este ano sou festeiro, com muito orgulho. Moro no bairro há 25 anos e participo da comunidade Santa Paulina desde sua fundação, quando as missas eram realizadas na Escola Reunida Municipal Padre Luiz Gonzaga Steiner. Somos devotos de Santa Paulina, ela nos dá força para vivermos o dia a dia; ela é verdadeiramente fé e caridade. Procuramos, sempre, nos espelhar em seu exemplo”, comenta. 
Morador do bairro há 12 anos, Sidnei Sanni, 38 anos, comenta que está muito feliz pelo retorno das festividades em honra a Santa Paulina. “Sou devoto de nossa padroeira. Esses dois anos sem comemorar deixou todos muito tristes; estávamos ansiosos para festejar a Santa. Sou voluntário na festa há cinco anos e me orgulho de pertencer a esta comunidade acolhedora”, revela. 




 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES