Comunidade Santa Rita de Cássia celebra a padroeira

A comunidade Santa Rita realizou, de 17 a 22 de maio, a semana de celebração em honra à Santa Rita de Cássia. No sábado, 20, foi realizada a missa festiva, com presença dos festeiros, e em seguida foi servido churrasco, cachorro-quente, bolo, bebidas em geral e a divertida roda-da-fortuna, que garantiu a alegria no salão de festas da comunidade. Já a missa festiva em memória litúrgica de Santa Rita de Cássia foi realizada na segunda-feira, 22.
O coordenador da Comunidade, Carlos Carmelo Lang, agradeceu a todos que se empenharam para tornar possível as comemorações em honra à padroeira. \"Há uma equipe muito grande envolvida na preparação da festa, que teve início em janeiro. Aqui recebemos pessoas de outras cidades, como Gaspar, Blumenau, Itajaí, para celebrar conosco, e estamos felizes por poder acolhê-los bem\", destacou.

Missa dos festeiros
Quase metade dos bancos da igreja estavam reservados para os festeiros. A procissão com a imagem da santa, no corredor central da igreja, deu início à solenidade. Além deles, a celebração festiva contou com a presença de diversas pessoas não só da comunidade, mas também de outras cidades, que jamais deixam de prestigiar a semana especial em honra à santa, para elevar a Deus preces de gratidão às graças alcançadas por intercessão da santa das causas impossíveis. A exemplo de dona Maria Bernadete Fantini Foggiatto, que nasceu e viveu no bairro Santa Rita. No passado, seus pais doaram o terreno onde se encontra a capela. \"Somos festeiros todos os anos e estar aqui é motivo de gratidão. Minha família alcançou uma graça maravilhosa, pois meu filho teve muito doente, pedi e ela intercedeu, e hoje ele está curado, é pai, e somos todos muito realizados. Jamais deixarei de agradecer\", revela.
Rita Giraldi Lang foi batizada com o nome que homenageou a santa. A devoção dos pais à Santa Rita não só os motivou a ajudar a construir a capela, como também batizar a filha com um nome que homenagearia a santa. \"Quando nasci, minha avó também já tinha a devoção, que passou aos meus pais e eternizou em mim, com meu nome. Hoje eles são falecidos, mas aqui é o nosso porto seguro, sempre estamos na missa, por causa da nossa padroeira\", conta Rita.

Para o amor, não há o impossível (Santa Rita de Cássia)
O tríduo começou na quarta-feira, 17, quando a comunidade deu início à preparação espiritual para bem viver e celebrar a festa. \"Essa comunidade tem uma particularidade que é a de atrair muitos devotos, até de outras paróquias e cidades, que estão aqui, todo dia 22, para rezar e agradecer as graças alcançadas\", destacou o pároco, padre Diomar Romaniv. \"Santa Rita de Cássia falava com o coração sobre o perdão, a paciência, a justiça e espiritualidade, até mesmo quando os filhos ficaram revoltados diante da morte do pai. Quando as pessoas chegavam perto dela sentiam algo diferente, porque ela sabia falar e viver com o coração parecido ao coração de Jesus. Por isso devemos pedir que ela nos ajude a viver bem essa parte da nossa vida, naquilo que nós comunicamos\", recordou padre Diomar durante a homilia, que também recordou da solenidade litúrgica da Ascensão do Senhor, celebrada no quadragésimo dia após a Páscoa da Ressurreição.