(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Confirmação da fé: jovens recebem o sacramento da Crisma

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O sábado, 18 de maio, foi marcado pelas celebrações da Crisma na Paróquia São Luís Gonzaga, em Brusque. Cerca de 300 jovens das 12 comunidades que formam a paróquia receberam o sacramento sob o olhar atento de pais, madrinhas, padrinhos e demais familiares, em duas celebrações presididas pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton, e concelebradas pelo pároco, padre Diomar Romaniv.
\"Eles hoje confirmaram a sua fé, dizendo que aquilo que receberam no Batismo de seus pais e padrinhos, o dom da fé, o dom da filiação da Igreja, também agora eles querem viver por conta própria, não apenas interiormente, mas também propagar\", destaca o pároco, padre Diomar Romaniv.
Para ele, acolher esses jovens que, neste sábado, confirmaram sua fé, é motivo de alegria e gratidão, mas sobretudo, de esperança em tê-los sempre presentes na vida da Igreja.
\"Gratidão a Deus pela dedicação dos catequistas, pelos pais que abraçaram esse compromisso, fizeram essa caminhada com eles. Mas também é um motivo de esperança de que eles sejam hoje, e por longo tempo, protagonistas da evangelização, empenhados nos tantos trabalhos pastorais que temos e com a participação em tudo aquilo que nós propomos, sobretudo para a juventude\".

Boas escolhas
Durante a homilia, Dom Onécimo Alberton se aproximou dos crismandos e mencionando o nome de cada um, enfatizou a importância das boas escolhas para a vida. \"Que, à luz do Espírito, todos possam tomar boas decisões, fazer boas escolhas, porque Deus, no Seu amor de Pai, Ele deseja, Ele quer, Ele espera que seus filhos e filhas, acolhendo o seu amor, iluminados pelo Espírito Santo, possam fazer boas escolhas, serem pessoas melhores, transformar o mundo que está à volta, com menos violência, menos destruição, menos ódio e de mais amor entre todas as pessoas.\"

Reconhecimento
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis ressaltou a importância dos catequistas na caminhada de fé desses jovens e sua valiosa contribuição para a Igreja. Durante a homilia, dom Onécimo destacou que sempre recorda com muito carinho de sua catequista e que ainda hoje, quando visita sua cidade natal, faz questão de encontrá-la, como sinal de gratidão por todos os seus ensinamentos.
\"O Papa Francisco instituiu o Ministério do Catequista. É um reconhecimento, como também é uma responsabilidade, onde estes catequistas, com a sua vida, com o seu testemunho e com aquilo que eles também aprenderam no dia a dia, procuram fazer de forma amorosa. Algo gratuito aos olhos do mundo, mas que não tem preço\".
Para ele, ser catequista é uma grande missão. \"Quando nós agimos em nome de Deus, nós não colocamos preço naquilo que fazemos, porque se a palavra de Deus tocou o nosso coração, com ela também nós queremos tocar o coração de mais alguém. Ela não quer só permanecer em nós, pois é como uma luz: se ela me ilumina, eu vou ser luz para alguém. Então, esta missão é abençoada e todos estes catequistas, junto a esta paróquia, dão um belíssimo testemunho de vida\".

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES


Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/cpanel/php/sessions/ea-php56) in Unknown on line 0