(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Mais de dez mil pessoas acompanham transmissão online da Missa de Ramos

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Missa de Ramos é marcada pelo Evangelho que narra a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. Na Paróquia São Luís Gonzaga esta é uma celebração tradicional que, todos os anos, reúne um número expressivo de fiéis dispostos a reviver este momento, enquanto erguem seus ramos e entoam o hino: Hosana, filho de Davi!
Mas, neste Domingo de Ramos, 5 de abril, enquanto o mundo enfrenta a pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), a dinâmica da missa na Igreja Matriz precisou ser alterada. Com as portas fechadas, apenas padres, a equipe de canto e os profissionais técnicos acompanharam a solenidade no local. No entanto, do outro lado da câmera, através da internet, sendo transmitida pela televisão e redes sociais, mais de dez mil pessoas participaram da celebração.  
“Como padres vivemos estes dias de pandemia e viveremos a Semana Santa em espírito profundo de vida fraterna e religiosa, podendo celebrarmos juntos estes dias centrais da nossa fé. E queremos partilhar este momento e oportunizar cada um dos nossos paroquianos, e também amigos e familiares de tantos lugares que sintonizam os canais que temos disponíveis para transmitir as celebrações. É uma comunhão significativa de fiéis que se unem em oração conosco e vivem, fortalecem e renovam a sua fé desde a sua Igreja doméstica” avalia o pároco, padre Diomar Romaniv.

Missa de Ramos 
Durante a homilia, padre Diomar fez uma comparação. Jesus entra na cidade de Jerusalém sobre um jumentinho. “E esse jumentinho hoje, pelo qual a Igreja anuncia a chegada de Jesus, é a rede social. Jesus precisa dela para entrar no reino da nossa casa, com a humildade de quem vem ao nosso encontro e nos traz a salvação”, pontua, padre Diomar. 
Segundo ele, no Evangelho existem dois grupos de pessoas. Um deles é formado por quem segue e reconhece Jesus. No outro estão aqueles que não o conhecem e até se questionam: quem é este homem? “Estamos no grupo daqueles que seguem Jesus? Pois devemos preparar nosso coração para viver esta Semana Santa com oração, penitência e caridade”, esclarece. 
Para padre Diomar, em tempos de isolamento social, a leitura e reflexão do Evangelho trazem consolo, esperança e conforto para quem está abatido. “Jesus, ao assumir nossa condição humana, diante das acusações fez silêncio e perseverou até entregar seu espírito porque Deus era o seu auxiliador. Nestes dias difíceis que vivemos, contemplamos o sofrimento de Jesus, acolhemos duas palavras e não desanimemos, porque Deus também é nosso auxiliador”, ressalta o pároco. 

Programação
Na Quinta-Feira Santa, a missa da Ceia do Senhor, será transmitida às 19h30, da Igreja Matriz. Já a celebração da Paixão e Morte de Jesus, na sexta-feira, 10 de abril, inicia às 15h. O Sábado Santo, caracterizado pela Vigília Pascal, inicia às 19h.  Por fim, o Domingo de Páscoa, será marcado pela transmissão da missa às 8h30. 
“Os fiéis devem se organizar para acompanhar as missas de suas casas, através das redes sociais da Paróquia no Facebook e no Instagram ou dos canais 6, 8 e 21 da ViaCabo. Estamos investindo na transmissão para melhorar a qualidade do som e da imagem, bem como no uso de câmeras para focar em momentos específicos da oração”, detalha padre Diomar. 
No mesmo espírito do Papa Francisco que, na última semana, rezou em Roma e viveu o caminho espiritual com toda a profundidade como se a Praça São Pedro estivesse lotada de fiéis, é como a Paróquia São Luís Gonzaga quer vivenciar esta Semana Santa. “Acreditamos na espiritualidade profunda que perpassa os meios de comunicação. É uma experiência nova e diferente, mas, com o espírito de unidade e com a qualidade de transmissão, esperamos que os fiéis se sintam integrados e vivam conosco as celebrações que são importantes na vida da Igreja no contexto do ano litúrgico”, enfatiza o pároco.  

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES