(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Missas abertas ao público serão retomadas neste sábado

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Após reflexões acerca da Portaria da Secretaria do Estado da Saúde nº 254 de 20 de abril de 2020, das orientações da Arquidiocese de Florianópolis publicado no dia 21 de abril de 2020, e a Nota do Regional Sul IV da CNBB, a Paróquia São Luís Gonzaga apresenta as seguintes orientações:

Orientações sobre as Missas com presença de fiéis
Observando tudo o que segue abaixo a Paróquia permitirá a presença de fiéis nas celebrações das Santas Missas a partir do sábado, dia 25 de abril. Diante das normas dadas a serem seguidas, fica definido que:

1. As missas serão celebradas (num primeiro momento) apenas na igreja Matriz, nos seguintes horários: domingo 07h, 09h, 17h e 19h; segunda, terça, quarta, quinta e sexta 19h; sábado 17h, 19h. 

2. Para os que não virão à igreja, a Paróquia continuará transmitindo pelos meios sociais a celebração da Santa Missa, todos os dias às 19h.

3. A capacidade autorizada de 30% nos permitirá acolher em cada celebração 180 pessoas, considerando número menor por causa do espaçamento necessário. Peço compressão daqueles que, porventura, chegarem e já não poderem mais entrar. Do mesmo modo que peço que aqueles que já vieram à celebração em um horário, que deem oportunidade a outros que também desejam participar das celebrações.

4. A única entrada para a igreja será a porta lateral. Os portões – da escadaria e o lateral – permanecerão fechados. Evite-se aglomeração na entrada e saída da igreja.

5. Ao chegar à porta de entrada, haverá pessoas organizando o número de fiéis que entrarão na igreja e elas orientarão quanto o uso obrigatório da máscara em todo o tempo que permanecerem na igreja, disponibilizarão o uso do álcool 70% que será dado a cada fiel para higienizar as mãos e farão as indicações de como se acomodar na igreja.

6. Os lugares – seguindo as orientações – estão afastados 1,5m. Mesmo que venham em família para a celebração, precisarão sentar nos locais pré-determinados.

7. Durante toda a celebração o fiel ficará no mesmo local. Durante a distribuição da comunhão permanecerá em pé quem vai receber a Eucaristia e o ministro se deslocará até o fiel; quem não for receber a comunhão, ficará sentado.

8. Após a bênção final, durante a saída da celebração, quem desejar fazer a sua coleta, haverá uma cesta na porta da igreja com uma pessoa responsável pela mesma.

9. Após a celebração de cada missa, uma equipe fará a limpeza de toda igreja. Portanto, assim que terminar a celebração, pede-se que todos os fiéis se retirem da igreja para ter tempo para organização até a próxima celebração.

10. Para os cantos litúrgicos, pede-se apenas que cante o de entrada, aclamação, oferendas, comunhão e final (ato penitencial, glória, salmo, Santo, Cordeiro de Deus serão rezados).

11. Os leitores não usarão a veste litúrgica e, portanto, cada um venha com uma roupa digna para exercer sua função litúrgica. Neste período não haverá coroinhas.

12. Para as funções litúrgicas (ministros, leitores, cantores), respeitando os grupos de risco, são aconselhados a não assumirem nenhuma função quem tem mais de 60 anos e/ou estão em outros fatores de risco. Para tanto, o coordenador paroquial dos ministros, da liturgia, dos cantores, em comunhão com os coordenadores da Matriz, se articulem para envolver também os agentes de pastoral das comunidades. Todos usem durante toda a celebração a máscara.

13. Não serão disponibilizados livros nem folhetos nas celebrações.

14. Para o momento da distribuição da comunhão, os ministros passarão álcool 70% e irão até o fiel que estiver no seu lugar de pé; pede-se que o fiel estenda bem os braços para receber a comunhão. Após a distribuição da Eucaristia o ministro deverá higienizar as mãos novamente com o álcool.

Orientações sobre a Secretaria Paroquial
Também levando em consideração todas as definições do Governo do Estado e da Arquidiocese de Florianópolis, a Paróquia São Luís Gonzaga define que:

1. O atendimento da secretaria na Matriz será de segunda-feira a sexta-feira das 13h30 às 17h30. As secretarias das demais comunidades se organizem a partir de suas necessidades. 
* Lembramos que não há celebrações de Batismo, catequese, nem outra atividade pastoral. O que puder ser resolvido pelos meios sociais ou pelo telefone, melhor.

2. Entrarão na secretaria apenas duas pessoas por vez, usando máscara e utilizando o álcool 70%, disponibilizado na porta da secretaria. Se houver fila na parte externa, pede-se que respeitem a distância de 1,5m entre as pessoas.

3. O atendimento dos padres será de terça-feira a sexta-feira das 14h às 17h com horário agendado. O horário deve ser marcado previamente com as secretárias e terá duração de no máximo 20 minutos. Haverá uma sala preparada para o atendimento, respeitando as normas dadas.
 
Orientações sobre a abertura das igrejas para oração pessoal
A abertura das igrejas será exclusivamente para a oração pessoal. Não está autorizado orações em grupo (terços, novenas, adoração, vigílias, etc). Cada comunidade pode definir se abrirá ou não e os horários para abertura, desde que respeitando as seguintes orientações:

1. Deixar disponível álcool 70% na porta de entrada.
2. Manter uma pessoa responsável pela limpeza constante do espaço físico.
3. Manter abertas portas e janelas.
4. Comunicar ao pároco as decisões e os encaminhamentos tomados.

Assim sendo, a igreja Matriz estará aberta para a oração pessoal de segunda-feira a sexta-feira das 08h30 às 16h. Após as 16h será fechada para limpeza e organização da Santa Missa.

Concluindo
Como a Portaria e as Orientações nas quais nos embasamos, também as orientações paroquiais valem enquanto não for decidido em contrário pelas autoridades competentes.

Tenham todos a certeza de que estamos nos empenhando de todos os modos para manter viva a fé e a esperança de cada um de nossos paroquianos, bem como de todos os que se unem à nossa Paróquia pelas mídias sociais. Nós, padres, rezamos diariamente por cada um de nossos paroquianos e vivemos entre nós um tempo bonito de fraternidade à luz do carisma dehoniano.

Deus, por intercessão de São Luís Gonzaga, abençoe você e sua família.

Pe. Diomar Romaniv, scj
Pároco

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES