(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
O serviço social só tem sentido se fizer a diferença na vida das pessoas | 13 de novembro: Dia Mundial dos Pobres
Crédito da foto - Paróquia São Luís Gonzaga

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

No dia 13 de novembro a Igreja celebra o Dia Mundial dos Pobres. Por isso, diversas ações solidárias são  desenvolvidas para marcar a data. É, também, um período para agradecer o trabalho que já existe em prol da comunidade carente. Em Brusque, há 73 anos um belo exemplo de solidariedade é encontrado na Paróquia São Luís Gonzaga através da Ação Social Paroquial. Idealizada em 1949, por iniciativa do médico Dr. Carlos Moritz, a entidade segue firme em seu propósito de atender as famílias carentes. Atualmente, são entregues cerca de 12 cestas básicas por dia na Ação Social, anexa ao pátio da Matriz, às pessoas assistidas pela entidade.

 

Ações e voluntariado

Para se manter, diversas iniciativas contemplam o serviço prestado pela entidade, como o tradicional bazar da Ação Social, sempre um sucesso a cada edição. Todo valor arrecado é destinado ao atendimento às famílias carentes. A ajuda vinda dos voluntários faz toda diferença. "Os voluntários se dedicam muito, estão junto desde o início do dia, organizam tudo, arrumam as roupas, e somos muito gratos a todos eles e a quem prestigia", agradece a Assistente Social da Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga, Patrícia Antonietti.

 

Outro evento realizado em prol da Ação Social ocorreu no início de novembro, com a segunda edição do cachorro-quente de 2022. Ali, voluntários se revezam para atender a um público que vem em busca do tradicional cachorro-quente com sabor de festa de igreja. "A gente está sempre promovendo esses eventos para ajudar as outras pessoas e a nossa Ação Social. Agradeço muito todos que sempre estão indo prestigiar nossas ações, é sempre pelo outro e estamos sempre prontos para a próxima missão", enfatiza Patrícia.

 

Solidariedade

Tudo isso só é possível graças ao espírito de solidariedade que existe entre cada pessoa que dispõe a ser um agente solidário. Diz o Papa Francisco que “a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade”. É o que lembra o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, também responsável pela Ação Social Paroquial. "A ação social não é uma área de assistencialismo, mas o local de acolhida e atenção às diversas necessidades que nossos irmãos enfrentam. Damos a eles o básico para suprir as necessidades do dia a dia em roupas e alimentos, mas procuramos oferecer novas oportunidades de formação humana e espiritual, informação dos direitos e deveres de cada cidadão, cuidado atencioso para com outras necessidades humanas e reintegração no mercado de trabalho", explica.

 

O pároco também aproveita para agradecer cada um que já ajudou a Ação Social. "Somos gratos a todos que diariamente fazem chegar à Ação Social ofertas de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, calçados, brinquedos. Gratidão aos voluntários que se empenham na acolhida e atendimento, aos psicólogos, médicos, advogados e de outras áreas que partilham de sua formação e seus dons para colaborar na promoção humana e social", finaliza.

 

Como ajudar

Além da generosidade da comunidade, de ações desenvolvidas pelas empresas e pessoas físicas em prol da entidades e da doação do tempo por meio do trabalho voluntário, a Ação Social arrecada doações de roupas em boas condições, alimentos e dinheiro. As doações podem ser feitas na secretaria paroquial, que atende de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados das 8h às 11h30. A Ação Social São Luís Gonzaga está localizada na rua Padre Gatone, 75 - Centro. (47) 3355-5556.

 

Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9)

Reflexão

A Revista A Palavra deste mês de novembro traz uma importante reflexão sobre a data na mensagem do pároco. Confira:

 

"Querido Paroquiano

No dia 13 de novembro a Igreja celebrará o dia mundial dos pobres! Quero aproveitar desta data para fazer menção do belo e profundo trabalho da ação social que nossa paróquia realiza há mais de 73 anos!

 

A ação social não é uma área de assistencialismo, mas o local de acolhida e atenção às diversas necessidades que nossos irmãos enfrentam. Damos a eles o básico para suprir as necessidades do dia-a-dia em roupas e alimentos, mas procuramos oferecer novas oportunidades de formação humana e espiritual, informação dos direitos e deveres de cada cidadão, cuidado atencioso para com outras necessidades humanas e reintegração no mercado de trabalho.

 

Tudo isso só é possível graças ao espírito de solidariedade que existe entre nós. Diz o Papa Francisco que “a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade”.

 

Por isso, quero agradecer a você e a todos que diariamente fazem chegar à ação social ofertas de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, calçados, brinquedos...! Gratidão aos voluntários que se empenham na acolhida e atendimento, aos psicólogos, médicos, advogados e de outras áreas que partilham de sua formação e seus dons para colaborar na promoção humana e social! Obrigado às empresas, lojas, supermercados e diversas entidades que são parceiras da ação social, promovendo ações para coleta de donativos e atendendo os necessitados com aquilo que podem oferecer (uma vaga de emprego, uma consulta médica e/ou dentária, um remédio, um novo óculos). 

 

Deus seja bendito pelo bem que juntos podemos realizar!"

 

Leia a mensagem Papa Francisco para o VI dia mundial dos pobres

VI Dia Mundial dos Pobres, 2022: Jesus Cristo fez-Se pobre por vós /i> (cf. 2 Cor 8, 9) | Francisco (vatican.va)

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES