(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
(47) 9.9186-2335
 
 
Paróquia celebra o Sagrado Coração de Jesus

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
“Seja amado sempre e em toda a parte, o Sagrado Coração de Jesus”. Na noite desta sexta-feira, 19 de junho, a Paróquia São Luís Gonzaga celebrou a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, às 19h, na igreja Matriz. Cerca de 30 minutos antes da missa, a capacidade máxima de lotação, fixada em 180 pessoas, já havia sido atingida, respeitando o distanciamento social. Para além da devoção individual ou de vínculo ao Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa), a celebração também ganha evidência pelo fato de a paróquia ser conduzida por padres da congregação dehoniana, cuja espiritualidade está fundamentada no Coração de Jesus e inspira o carisma do amor e da reparação.
“Deus é amor! Ama desde sempre e para sempre! Por causa desse amor, Ele se afeiçoou de nós e nos escolheu, consagrando-nos a Ele! Esse é o jubiloso anúncio nesta solenidade do Sagrado Coração de Jesus”, disse o pároco, padre Diomar Romaniv, durante a homilia.
Segundo ele, o amor de Deus não é um sentimento ou uma ideia, mas uma experiência concreta. “Quantas vezes já sentimos esse amor de Deus, nos tantos sinais de carinho e de bondade divina para conosco, na sua eterna paciência para nossas teimosias, limites e até distâncias. Quantas vezes Deus se manifestou compassivo e misericordioso em nossa vida e nos deu o perdão que restaura e renova”, continuou, padre Diomar.
De acordo com o pároco, o amor de Deus, já conhecido no Antigo Testamento, se manifestou de forma plena em Jesus. Neste contexto a comunidade, sendo associada ao Apostolado da Oração ou participante da paróquia conduzida pelos padres dehonianos, é convidada a conhecer a escola do Coração. “Nesta escola somos conduzidos à cruz para olhar aquele que transpassaram e, vendo sair sangue e água, contemplar a força do amor que é capaz de dar a vida por seus amigos e receber a força do Espírito Santo que nos ensina e recorda tudo. Nessa escola, aprendemos Dele, a ter um coração manso e humilde, aprendemos a dar a vida por quem amamos, aprendemos a louvar o Pai e aprendemos a ir a Ele, cansados e fatigados, para encontrar descanso”, completa. 

Carisma dehoniano
Padre Diomar citou ainda a Regra de Vida SCJ, quando diz: “Discípulos de Padre Dehon, queremos fazer da união com Cristo, no seu amor pelo Pai e pela humanidade, o princípio e o centro de nossa vida... fiéis a escuta da Palavra e à fração do pão, somos convidados a descobrir, cada vez mais a Pessoa do Cristo e o mistério do seu Coração, e anunciar o seu amor que supera todo o conhecimento”, enfatizou. 
O coordenador paroquial dos Leigos Dehonianos, Elizeu Zucchi, ressaltou que a solenidade desta sexta-feira lembra uma das frases de Padre Dehon, dita já em seu leito de morte: “Deixo-vos o mais maravilhoso de todos os tesouros: o coração de Jesus”. “E isso se reforça na liturgia de hoje, quando Cristo pede para ir ao seu encontro todos os que estão cansados. O Sagrado Coração de Jesus é o tesouro onde podemos depositar nossas necessidades e aspirações”, esclarece. 

Apostolado da Oração
Em nome do Apostolado da Oração, Mirian Dell´Agnolo lembra que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma resposta que o fiel dá a um pedido feito pelo próprio Cristo, em uma aparição que fez a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII. “Ele pediu que na oitava do Corpo de Deus, fosse celebrada uma festa para honrar seu Coração. E é isso que fazemos, retribuímos com um pouquinho de amor, o imenso amor que Deus tem por cada um de nós e tornamos isso público para que mais pessoas se aproximem deste Coração”, detalha Mirian. 
Segundo ela, a solenidade tem mais evidência em 2020, quando o mundo atravessa um momento de dor e sofrimento, provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Recordamos então, uma das mais lindas expressões, na qual o coração de Jesus é comparado a um campo de refugiados, porque acolhe feridos, famintos, sedentos, desanimados, cansados. Acolhe os que lutam por um mundo melhor e procuram um abrigo seguro”, enaltece Mirian.

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES