(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Paróquia celebra Quarta-feira de Cinzas

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou a Quarta-feira de Cinzas com missa às 6h, 16h e 19h30, na igreja Matriz. A solenidade marca o início do tempo litúrgico da Quaresma e, também, o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2022. 
“A Quaresma é um tempo de profunda espiritualidade, que orienta para uma prática penitencial, através de três grandes atitudes: o jejum, a oração e a caridade. O jejum está relacionado com a nossa caminhada pessoal e com o controle de nossos sentimentos e paixões. A oração nos conecta com Deus, com Jesus e com o Espírito Santo. E a caridade abre o nosso coração ao próximo”, destaca padre Tiago Araújo, que presidiu a missa das 16h. 
Durante a homilia, o sacerdote chamou ao presbitério, pessoas que exercem o ofício da pedagogia ou que são catequistas, em referência à Campanha da Fraternidade que, este ano, aborda a educação através do tema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). 
“Todos nós somos educadores por natureza, uma vez que aprendemos através de nossos pais, tios e avós. Mas também temos os educadores que exercem este ofício de forma profissional. O fato é que a educação é primordial para uma sociedade civilizada, que busca viver as virtudes do Evangelho e os valores que Jesus nos ensinou”, enfatiza padre Tiago.

Tríplice perspectiva da espiritualidade quaresmal
Padre Tiago chamou a atenção para a ausência de flores junto às imagens e na ornamentação do altar. É assim, com sobriedade e silêncio, que serão vivenciadas as celebrações na igreja Matriz pelos próximos 40 dias, em preparação para a Páscoa.
“Como ouvimos na Primeira Leitura, ‘É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação’ (2Cor 6,1). Somos convidados a viver a proposta do Evangelho no hoje da nossa história. Não é no amanhã e nem no passado. O tempo da salvação é agora e se reflete neste momento penitencial da Quaresma, com jejum, oração e caridade”, reforça padre Tiago.
Segundo ele, cada fiel tem a responsabilidade de buscar, no contexto de sua vida, o que precisa ser transformado, rumo à maturidade espiritual, que permite uma relação mais íntima e uma experiência mais profunda de Deus. 
Desta forma, surge a tríplice perspectiva da espiritualidade quaresmal, formada pela oração (Deus), jejum (eu) e a caridade (o outro). “A Quarta-feira de Cinzas tem o pó como sinal, para nos lembrar que do pó viemos e ao pó voltaremos. Tudo que é material vira pó neste plano. O que é eterno são as boas obras que praticamos, o perdão que damos e a compaixão que temos uns pelos outros. Também não vira pó o amor que recebemos de Jesus e que colocamos em prática todos os dias. Que sejamos fortes, ousados e corajosos para viver com assiduidade o que a Igreja nos propõe nesta Quaresma”, incentiva o religioso. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES