Paróquia inicia tempo do Advento

Paróquia inicia tempo do Advento
Montagem do presépio, árvore de Natal e Coroa foi finalizada no sábado, 28

Neste domingo, 28 de novembro, a Igreja iniciou o tempo do Advento, período de expectativa e preparação nas quatro semanas que precedem o Natal. Para viver bem este tempo, a igreja Matriz concluiu a montagem do presépio, a preparação da árvore de Natal e a Coroa do Advento, com o simbolismo das velas. "São quatro semanas em que a Igreja convida a intensificarmos a oração, a fraternidade e o silêncio", destaca o pároco, padre Diomar Romaniv, scj.

Os símbolos do Advento
Além das celebrações na igreja Matriz e Comunidades, em seus horários habituais, este período do ano convida à contemplação dos símbolos que conduzem ao Natal: o presépio, a árvore decorada e a Coroa. "São símbolos importantes e significativos que nos ajudam a recordar do essencial do Natal: a presença de Jesus, o amor e a paz que o Menino Deus vem oferecer, e o dom da salvação que Ele vem trazer", salienta padre Diomar.
O presépio exposto na igreja Matriz recorda o nascimento do menino Deus. Além de visitar e rezar diante dele, o pároco convida a comunidade para preparar em suas casas o presépio, com a criatividade peculiar de cada lar para que, em família, se faça memória da encarnação do Filho de Deus. Um terceiro símbolo que acompanha a Igreja neste tempo é a Coroa do Advento. A cada domingo das quatro semanas que antecedem o Natal, uma vela é acesa. "Para recordar que quanto mais próximos de Jesus, mais iluminados ficamos. Quanto mais próximos do mistério do Natal, mais cheios de luz, alegria e esperança se enche o nosso coração", comenta o pároco.
"Que saibamos priorizar este tempo de espiritualidade, de espera e expectativa pela do nascimento do Menino Jesus", ressalta.

Família doa árvore de Natal à Matriz pelo segundo ano consecutivo
De uma propriedade particular no bairro São Pedro, em Guabiruba, veio a árvore de nove metros de altura que hoje está decorada na igreja Matriz. Há dois anos, a família Huber é quem doa o pinheiro à Paróquia São Luís Gonzaga e uma força tarefa é empenhada para o transporte, condução e montagem da árvore no presbitério, junto do presépio. Além da Matriz, a família também doou a árvore de Natal da Casa Paroquial.
Além de fabricar o chocolate San Nicolau em meio à natureza, há cinquenta anos a família de Milton e Maria Lourdete Huber cultiva pinheiros em sua propriedade. Assim como em 2020, eles doaram as plantas para a igreja Matriz fazer a decoração de Natal com a árvore natural. Emocionado, Milton conta que é uma alegria ver que uma de suas árvores, agora, está na igreja. “Quando plantei, nunca imaginei que um dia poderia prestar um serviço assim. É muito bom, fico muito feliz”, comenta.
O cultivo iniciou de forma tímida, buscando mudas na propriedade do irmão. “Os primeiros pés foram plantados pelo meu irmão, de lá peguei uma muda e plantei aqui na propriedade”, conta Milton, orgulhoso de ter perto da casa os dois primeiros pinheiros plantados no passado.

Cantata de Natal
Ainda como forma de bem celebrar o tempo do Advento, a paróquia, em parceria com o Colégio São Luiz, promove no dia 2 de dezembro, a partir das 20h, a segunda Cantata de Natal São Luiz, na escadaria da Matriz. Após a missa das 19h serão entoadas canções natalinas na voz dos alunos. “Queremos fazer chegar, através da harmonia das vozes das crianças, esta mensagem de paz, amor, fé, fraternidade e salvação que são dons do Menino Jesus nascido entre nós”, enfatiza o pároco. Se chover, a apresentação será no interno da Matriz.

Igreja iluminada
Além da limpeza, reparos e manutenção feitas ao longo dos últimos meses no interior e exterior da Matriz, a paróquia preparou para este ano luzes de Natal nas torres, para embelezar a igreja. “Que esta nossa maneira de enfeitar e embelezar ainda mais a frente da igreja Matriz possa ser um sinal de sintonia com a cidade”, destaca padre Diomar.