Paróquia São Luís Gonzaga acolhe a Caravana Missionária de Jesus das Santas Chagas

Espiritualidade, devoção e Santa Missa marcaram a passagem da Caravana Missionária de Jesus das Santas Chagas, pela igreja Matriz São Luís Gonzaga, neste sábado, 18 de março.  Projeto da Associação Evangelizar É Preciso, do Padre Reginaldo Manzotti, a Caravana Missionária atende ao pedido do Papa Francisco de uma ‘Igreja em Saída’ e preza as várias manifestações e expressões de evangelização.
Os fiéis são convidados a participar de um momento de fé por meio do Terço das Santas Chagas, pregação, adoração ao Santíssimo e Santa Missa. Organizada pela TV Evangelizar, desde que foi criada em 2017, a Caravana já percorreu mais de 400 cidades em todo o Brasil e no Paraguai. Em Brusque, a Caravana Missionária foi conduzida pelo Padre Márcio Looz e teve participação e apresentação de Cláudia Andrade. A Caravana vem somar esforços com as comunidades em prol da evangelização, fortalecendo a fé, tocando corações e transformando vidas.

A devoção das Santas Chagas de Jesus
Com a dedicação dos colaboradores da Obra \'Evangelizar É Preciso\' e o apoio de Padres parceiros, a ação leva para as comunidades a devoção às Santas Chagas de Jesus por meio da Santa Missa, da oração do terço, da exposição, adoração e passeio do Santíssimo Sacramento e da bênção das Capelas Peregrinas, proporcionando um momento único de cura e libertação.
Um dos símbolos que caracteriza a Obra Evangelizar é o ícone de Jesus das Santas Chagas, que acompanha a equipe em todas as missões. \"As cores, o formato de brasão, é como um escudo de alguém que está no seu cotidiano, à prova de fogo, e preciso de um escudo para se defender. E esse escudo a gente leva na mão para se defender, com o próprio Cristo\", descreve o padre Marcio Looz.  Com forte presença na região Norte do país, a Caravana chegou pela primeira vez em Brusque, destacando, além da devoção a Jesus das Santas Chagas ao povo brusquense, a beleza dos templos locais, como se refere à Paróquia São Luís Gonzaga. \"A igreja Matriz tem uma forma de estrutura realmente distinta, e isso merece ser mostrado para o Brasil e o mundo inteiro\", destacou padre Marcio.
Para o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Diomar Romaniv, a Caravana Missionária é um trabalho de evangelização que chega à Paróquia em um tempo bastante oportuno de reflexão, oração e meditação, o tempo da Quaresma. “Tivemos a alegria de acolher na paróquia a Caravana nesse tempo quaresmal, tempo em que contemplamos a Cruz, e nela Jesus. Olhamos para as santas chagas gloriosas, que nos ajudam a rezar o mistério do sofrimento, da morte, o dom da salvação que nosso salvador Jesus Cristo nos concedeu. Pedimos que o preciosíssimo sangue de Jesus, derramado na cruz, renove em nós o desejo de amar ainda mais o Senhor, da mesma maneira como Ele nos amou”, destacou padre Diomar.
Além de ser um programa da TV Evangelizar, a Caravana proporciona aos fiéis um momento de espiritualidade, de celebração, um encontro com o Senhor. Cláudia Andrade, apresentadora na TV Evangelizar, cantora e intercessora na Obra, conduziu a passagem da Caravana na paróquia e define a missão em Brusque como um lugar especial entre os caminhos que a Obra tem percorrido.
\"Cada lugar que a gente passa, costumo dizer que deixamos um pouquinho de nós e levamos muito do seu povo. A missão é isso, um faminto dando pão a quem tem fome. Somos essa pessoa que traz Jesus das Santas Chagas, mostrando as chagas d\'Ele, que são nossas chagas também. Viemos aqui com muita alegria e amor, e a missão tem chegado há muitos lugares e tem tocado muitas paróquias e comunidades. O mais bonito é que depois a comunidade continua levando essa missão, não para aqui, não é apenas esse dia\", destacou a apresentadora.

Experiência da dor
“Quem de nós já não passou pela experiência da dor? As feridas que vamos adquirindo durante a caminhada são pequenas… são frutos da nossa falta de paciência, da pressa, da intolerância. Mas as feridas de Jesus possuem um motivo: elas representam a salvação da humanidade, a obediência ao Pai, total, fiel, pura, amorosa. Para nós, levar essa espiritualidade é identificar o próprio Cristo que se entregou na Cruz”, refletiu padre Márcio durante a homilia, ao lembrar da devoção às Santas Chagas, que nasceu na Santa Cruz, no grande ato de amor, quando Jesus se entregou e sobre o madeiro levou nossos pecados. A devoção às Santas Chagas dolorosas e gloriosas contempla exatamente a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Especial para tudo “Estamos na Quaresma, tempo especial para revisarmos a nossa própria vida. Tudo vai nos ajudando, nos envolvendo para que a nossa consciência seja, de fato, examinada. São as cores que a igreja se reveste, a Cruz que fica explícita, para dizer que ela não é instrumento de tortura, mas, sim, ferramenta de salvação”, evangelizou padre Marcio.

Mensageiros das Santas Chagas
Viviane Eckert Schmidt e Fabrício Schmidt deixaram a igreja Matriz incumbidos da missão de serem Mensageiros de Jesus das Santas Chagas. Eles, juntamente com mais seis integrantes, serão os primeiros mensageiros da Capelinha das Santas Chagas em Brusque, que tem por objetivo levar a devoção por intermédio da Capelinha a diversas pessoas. Emocionados, contam que conheceram a devoção antes da pandemia e agora é uma graça ter recebido a missão. \"Vamos perseverar com a Capelinha, pois já estamos envolvidos com o Terço dos Homens e das Mulheres, Cursilho, e queremos continuar sempre perto de Deus. Iremos cada vez mais levar a fé e a Capelinha para onde ela precisa ir, com muito carinho e amor\", contam.
O casal conta com a perseverança de mais oito pessoas, por onde a Capelinha peregrinará nos próximos dias, ao permanecer na casa de cada família por uma semana.