(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Paróquia São Luís Gonzaga celebra Jubileu da Juventude
Crédito da foto - Taiana Eberle/Ideia Comunicação

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Entre os dias 9 a 12 de setembro, como parte da programação das comemorações de seus 150 anos, a Paróquia São Luís Gonzaga celebrou o Jubileu da Juventude. Ao longo dos dias, diversas ações foram promovidas para os jovens e a comunidade, como momentos de devoção, oração, e confraternização. No sábado, 10, foi realizada na igreja matriz uma missa especial, que contou com o recebimento da relíquia de primeiro grau do Beato Carlo Acutis, vinda da Itália, e que a partir de agora ficará na Paróquia. 
“Ao longo deste ano jubilar, que é histórico, estamos promovendo diversas iniciativas para envolver vários setores da comunidade e reforçar que todos são protagonistas da vida da Igreja. Ao longo desses últimos dias fizemos isso com os nossos jovens, que não são apenas o futuro, mas também o presente da igreja. Ao olharmos para um jovem especial, o Beato Carlo Acutis, nos inspiramos nele, que viveu fisicamente poucos anos, mas que até hoje continua vivo na história da Igreja e junto de Deus vivo. Assim, ao recebermos a relíquia dele, também temos essa certeza, de que ele está entre nós e intercedendo por nós”, destacou na oportunidade o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, que presidiu a missa, concelebrada pelo padre Cristiano Tiago Araújo.  

Força da juventude 
A relíquia de primeiro grau, com fios do cabelo do Beato, foi recebida em março, na Itália, pelo presidente da Associação Amigos de Carlo Acutis – Brasil, Johnny Rodrigues, e entregue durante a missa deste sábado para a Paróquia, junto com um documento oficial. 
“São Luís Gonzaga é o padroeiro da juventude; o primeiro presente do Jubileu que recebemos foi a relíquia de São João Paulo II, o ‘Papa da Juventude’; e agora recebemos a relíquia de Carlo Acutis, chamado ‘Anjo da Juventude’. Então todos eles são sinais muito importantes, de grande significado para a vida da fé, e queremos cultivar essa devoção, e a certeza de que junto de Deus no céu intercede pelos jovens”, completou o pároco.  
Além disso, ao longo da homilia, padre Diomar falou sobre os textos bíblicos de São Paulo, que recordam o amor de Deus, a grandeza de seu coração e como os cristãos devem se inspirar em atitudes do dia a dia. “Esse amor é misericórdia, acolhida e paciência. Deus age assim conosco e também quer que sejamos assim. Alguém que tenha a misericórdia dos outros; que viva a paciência, que é uma virtude tão difícil nos tempos de hoje; e que saiba acolher. E nós queremos nos espelhar no coração de Deus para que as pessoas também encontrem o nosso coração tão bonito e tão grande como foi o Dele”, ressaltou. 
A missa também contou com a presença da Irmã Greice Maria, da congregação Filhas de Maria Servas dos Pequeninos, também devota do Beato Carlo Acutis, além de demais devotos e representantes da Associação. 

O Beato
Nascido em 1991 na Inglaterra e criado em Milão, Carlo Acutis foi um adolescente católico que ao longo de seus 15 anos de vida se tornou conhecido por sua devoção a Jesus Cristo e à Eucaristia. Foi responsável por documentar milagres eucarísticos em um site criado por ele, e utilizar as ferramentas tecnológicas e digitais para evangelização. Faleceu em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia. A Igreja Católica teve seu milagre reconhecido após uma criança brasileira, que tocou em uma relíquia de Carlo, ter sido curada de uma doença. Carlo Acutis foi beatificado em 10 de outubro de 2020, na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália. 

Devoção 
Desde outubro de 2021 a Paróquia tem trabalhando a espiritualidade do Beato Carlo Acutis, e registrado um grande número de devotos. De acordo com padre Tiago, poder receber uma relíquia de primeiro grau do mesmo, é aproximar ainda mais a Paróquia da espiritualidade do Beato. “É como se tivéssemos ele ainda mais perto de nós, para pedirmos a sua interseção, tendo a consciência de que o Carlo aponta para a direção de Jesus. Ou seja, olhamos para ele e vivemos mais profundamente esta espiritualidade, da eucaristia, da adoração, da devoção Mariana”, acrescentou. 
Segundo ele, por ser um jovem que viveu neste tempo, e que faleceu há poucos anos, o exemplo de Carlo é uma inspiração para que os jovens vivam a vida cristã e exerçam suas atividades. “Isso inspira a nossa juventude de Brusque de que é possível sim, viver uma vida de santidade, uma busca constante neste mundo, tendo as alegrias do nosso dia a dia, mas sem se esquecermos de Deus”, completa padre Tiago. 
Da mesma forma, o presidente da Associação Amigos de Carlo Acutis – Brasil destacou a importância da relíquia ser entregue para a Paróquia São Luís Gonzaga, em especial neste período de Jubileu. “A chegada da relíquia é sempre uma alegria em todos os lugares, mas aqui em Brusque, em especial, é ainda maior, pelo movimento que tem sido feito há cerca de um ano, e pelos devotos que temos aqui. Agradecemos a Deus e a Carlo, na expectativa que essa relíquia continue trazendo bênçãos para esse lugar, onde temos certeza que muitos milagres possam acontecer”, enfatizou. 

Programação 
No domingo, 11, também foi realizada uma peregrinação, com saída da igreja Matriz, às 16h, em direção à comunidade Nossa Senhora Aparecida, seguida de celebração eucarística, como parte da programação do Jubileu da Juventude.
Além disso, todos os dias 12 de cada mês, como nesta segunda-feira, são realizadas missas devocionais ao Beato Carlo Acutis. Quando o dia 12 ocorre de segunda a sexta-feira, as celebrações são realizadas às 21h, na matriz; quando ocorre nos finais de semana, ela acompanha as missas das 19h, no sábado ou domingo. 
Além disso, também foi organizada a “Mostra Internacional dos Milagres Eucarísticos”, com diversos painéis, que apresentam um pouco do que foi organizado em vida pelo Beato Carlo Acutis. Os trabalhos foram realizados pelo setor da Juventude, em parceria com integrantes da Associação Amigos de Carlo Acutis, e estão em exposição na Matriz São Luís Gonzaga. A mostra também fará parte do Congresso Eucarístico, que acontece em novembro, no Recife. 

Campeões de doação 
Além disso, durante a missa, também foi divulgado o resultado do jogo Amigos da Paróquia x Amigos do Brusque FC, realizado na última quarta-feira, 7 de setembro. O evento integrou a programação do Jubileu da Paróquia, e contou com a arrecadação de uma tonelada de alimentos, que a partir de agora serão encaminhados para a Ação Social. “O resultado mais importante não foi o da partida, já que o jogo ficou 2x1 para os Amigos do Brusque. Mas, fomos campeões em doações, com o volume arrecadado e que a partir de agora será destinado para as famílias carentes, por meio da Ação Social. E esse era o objetivo do evento, além de ser algo diferente, para os nossos paroquianos e para a cidade, o intuito era o olhar social. E agradecemos a todos que contribuíram para essa solidariedade. Da mesma forma, agradecemos a todos que se envolveram na organização e colaboraram para que esse evento histórico pudesse acontecer”, completou o pároco. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES