(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Paróquia São Luís Gonzaga organiza transmissão online de celebrações da Páscoa

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
“Não foi como sonhamos e preparamos, mas é o melhor que podemos oferecer”. As palavras são do pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, sobre a programação da Semana Santa frente à pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19) que, desde o dia 18 de março, proibiu a concentração religiosa em Santa Catarina. Desde então, as missas da Paróquia são transmitidas online, sempre às 19h, de segunda a sexta-feira da Casa Paroquial e, aos sábados e domingos, da Igreja Matriz. 
Mas, diante da proximidade da Páscoa e visando mais qualidade de som e imagem, a Paróquia São Luís Gonzaga contratou uma empresa para auxiliar nesta transmissão. A parceria inicia no domingo, 5 de abril.

Primeira Sexta-Feira do mês
De acordo com o pároco, padre Diomar, a Igreja valoriza a primeira sexta-feira de cada mês. “Nós queremos propor aos fiéis amanhã, às 15h, através da transmissão online a partir da Casa Paroquial, uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. É uma prática que já acontece durante o ano com todas as pastorais, especialmente através do Apostolado da Oração e do grupo de Leigos Dehonianos. Já às 19h faremos a transmissão da missa, em honra ao Sagrado Coração de Jesus”, destaca. 

Sábado e Domingo de Ramos
No sábado, 4 de abril, véspera da celebração do Domingo de Ramos, a paróquia volta a fazer uma transmissão online, às 10h. “A Igreja preparou uma missa específica, implorando pelo fim desta pandemia. Então vamos rezar nesta intenção”, conta padre Diomar. 
Para o Domingo de Ramos, a Igreja tem orientado aos fiéis que coloquem na frente de casa um ramo envolto em um pano branco, como manifestação pública de sua fé. Neste dia, a celebração será transmitida da Igreja Matriz, às 19h. 

Tríduo Pascal
Na Quinta-Feira Santa, a missa da Ceia do Senhor, será transmitida às 19h30, da Igreja Matriz. Já a celebração da Paixão e Morte de Jesus, na sexta-feira, 10 de abril, inicia às 15h. O Sábado Santo, caracterizado pela Vigília Pascal, inicia às 19h.  Por fim, o Domingo de Páscoa, será marcado pela transmissão da missa às 8h30. 
“As celebrações do Domingo de Ramos, Tríduo Pascal e Domingo de Páscoa serão transmitidas da Igreja Matriz, com a presença dos padres, mas fechadas para o público. Os fiéis devem se organizar para acompanhar as missas de suas casas, através das redes sociais da Paróquia no Facebook e no Instagram ou dos canais 6, 8 e 21 da ViaCabo. Estamos investindo na transmissão para melhorar a qualidade do som e da imagem, bem como no uso de câmeras para focar em momentos específicos da oração”, detalha padre Diomar. 
No mesmo espírito do Papa Francisco que, na última semana, rezou em Roma e viveu o caminho espiritual com toda a profundidade como se a Praça São Pedro estivesse lotada de fiéis, é como a Paróquia São Luís Gonzaga quer vivenciar esta Semana Santa. “Acreditamos na espiritualidade profunda que perpassa os meios de comunicação. É uma experiência nova e diferente, mas, com o espírito de unidade e com a qualidade de transmissão, esperamos que os fiéis se sintam integrados e vivam conosco as celebrações que são importantes na vida da Igreja no contexto do ano litúrgico”, enfatiza o pároco.  

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES