(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
(47) 99186 2335
 
 
Paróquia São Luís Gonzaga recebe Ícone que celebra os 175 anos do Apostolado da Oração

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A Paróquia São Luís Gonzaga recebeu neste domingo, 28 de julho, durante a missa das 17h, na Igreja Matriz, o Ícone que celebra os 175 anos de fundação do Apostolado da Oração. O quadro holográfico do Sagrado Coração de Jesus permanecerá na paróquia até sábado, quando encerra sua peregrinação na Forania de Brusque e segue para o município de Camboriú.

“O ano jubilar, que celebra os 175 anos de fundação do Apostolado da Oração no mundo, iniciou no dia 3 de dezembro de 2018. No Brasil, conforme determinação do diretor nacional do movimento, o Ícone escolhido é um quadro do Sagrado Coração de Jesus, que foi distribuído entre as dioceses para percorrer as paróquias”, explica a coordenadora Paroquial do Apostolado da Oração, Maria da Gloria Almeida.

O Ícone do movimento, que agora também é chamado de Rede Mundial de Oração do Papa, chegou à Forania de Brusque em 16 de junho, durante a Jornada do Apostolado da Oração na Paróquia Santa Terezinha. Desde então, ele ter percorrido as sete paróquias da Forania, encerrando na Paróquia São Luís Gonzaga.

“É uma alegria receber o Ícone em nossa paróquia, que nos inspira a rezar mais. É uma oportunidade de fortificar nossa fé, de alimentar nossa espiritualidade. Hoje, cerca de mil pessoas fazem parte do Apostolado da Oração na paróquia e só pela presença delas durante a missa já temos certeza de que será uma semana de muita oração”, pontua Glória.

O Ícone do Sagrado Coração de Jesus já tem sua programação definida para esta semana. Durante o dia, o quadro deve percorrer a casa de pessoas doentes, idosas e os hospitais da cidade. Já às 18h de segunda, terça e quarta-feira, estará exposto na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, para a reza do terço, seguida pela missa. Na noite de quinta-feira, o Ícone ficará exposto durante a missa na Comunidade Santa Paulina e, na sexta-feira, durante\r\na missa na comunidade Nossa Senhora de Fátima. Por fim, no sábado, ele segue para a Comunidade Santa Rita, onde permanecerá aos cuidados da coordenadora forânica do Apostolado da Oração, Sueli Lauritzen, responsável pela entrega no quadro em seu próximo destino: a paróquia de Camboriú.

“Esperamos que este momento possa despertar nas pessoas a curiosidade e o desejo de participar do Apostolado da Oração, que torna a família, a comunidade e o mundo um lugar melhor. Para se integrar ao movimento basta gostar de rezar. Podem ser homens e mulheres de todas as idades e só é necessário manifestar essa vontade para alguma coordenação na paróquia ou nas comunidades. O passo seguinte é o estudo de um documento onde são repassadas informações e a dinâmica dos encontros, até o recebimento da fita”, esclarece Glória. 


Saiba mais

O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, na França (Vals, perto de Le Puy), durante festa de S. Francisco Xavier, em 3 de dezembro de 1844.

Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio – P. Francisco Xavier Gautrelet – fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens. Podiam fazê-lo, sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos.

As ideias propostas pelo padre Gautrelet, que constituem o fundamento do Apostolado da Oração, foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes e divulgadas primeiro nas terras vizinhas do colégio e depois em toda a França.

Para difundir estas ideias, o próprio padre Gautrelet propôs uma pequena organização com o nome precisamente de Apostolado da Oração, que teve a aprovação do Bispo de Le Puy e, em 1849, alcançou as primeiras indulgências do Papa Pio IX.

(Fonte: redemundialdeoracaodopapa.pt).

 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES