Profissionais da saúde fazem coroa à Nossa Senhora
Crédito da foto - Carina Machado/Ideia Comunicação

‘Flores à Maria’ foi a canção entoada pela cantora brusquense Laura Rodrigues, de 12 anos, e que representou as dezenas e dezenas de flores deixadas pelos fiéis durante todo o mês de maio, aos pés de Nossa Senhora, na Igreja Matriz São Luís Gonzaga.
O ‘jardim de Maria’ ficou florido e coloriu o lado direito do altar no mês Mariano. Deste mesmo jardim saíram as flores com as quais foi produzida a coroa que Nossa Senhora recebeu na noite do último domingo de maio, dia 30, na missa das 19 horas. Presidida pelo pároco Pe. Diomar Romaniv e concelebrada pelos padres Flávio Morelli e Paulo Riffel, a missa reuniu muitos fiéis, que ocuparam os locais sinalizados nos bancos, respeitando o distanciamento diante da pandemia da Covid-19. A celebração enalteceu a importância da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo e terminou com a coroação de Maria, mãe de todos. A coroa entrou com as profissionais da saúde que a produziram, as enfermeiras Leticia Testoni e Renata Maria da Costa, e a técnica de enfermagem Patrícia Sofiatti, e foram passadas às mãos da família de Francine e Jaison Baron, acompanhados de seus filhos Mateus e Ana Alice, que em um gesto marcado por muita emoção, coroou a imagem de Nossa Senhora, entoada pela bela voz da jovem Laura.
De acordo com o pároco, o mês de maio foi um momento muito intenso espiritualmente, com a missa em honra a São José, as celebrações de Primeira Eucaristia e de Crisma, e agora, a solenidade à Santíssima Trindade e a coroação de Maria. “Hoje, especificamente, a Igreja celebra a festa da Santíssima Trindade. Nós acreditamos que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo e que nesta comunhão de amor que é Deus, nós somos envolvidos como que num abraço, nesse olhar sempre atento que Ele tem por nós. Que o sinal da cruz seja uma das experiências que nos ajude a recordar o quanto Deus nos ama. Que ele seja a expressão concreta de que vivemos envolvidos neste amor, e que seja o primeiro ato ao acordarmos e nosso último gesto antes de dormir”, enfatizou.
Pe. Diomar também lembrou que a coroação à Nossa Senhora acontece em todas as comunidades católicas do Brasil, a fim de recordar a assunção de Maria, que foi coroada como rainha do céu e da terra. “Queremos expressar isso também nesta celebração, com este gesto que fizemos de coroar Nossa Senhora. Convidamos três profissionais da saúde, que celebraram neste mês de maio o Dia da Enfermeira e do Enfermeiro, para representar todos os profissionais desta área, que têm tido tanta dedicação e zelo pelos enfermos e seus familiares. Ficamos felizes por elas terem aceitado o nosso convite e também a família que coroou Nossa Senhora, lembrando que este também é o Ano da Família. A coroação é um gesto de devoção, de confiança à mãe de Jesus”, ressaltou o pároco.
Após a coroação, muitos fiéis fizeram fotos e preces próximos ao jardim de Maria, que deve permanecer ao lado direito do altar, florindo e colorindo o espaço reservado à mãe de Jesus.