Seminaristas brusquenses passam férias na cidade e se preparam para o Noviciado

Dois seminaristas brusquenses passam o período de férias na cidade: Thiago Hermenegildo de Faria e Erik Patrik Fantini aproveitam estes primeiros dias de 2022 na companhia de familiares e amigos, enquanto se preparam para o Noviciado, que inicia em 26 de janeiro, em Jaraguá do Sul.
Thiago tem 34 anos, é filho de Sérgio e Clarice Cervi de Faria, irmão de Sérgio e Tony. “Desde que iniciei minha caminhada vocacional, pude me deparar com muitos desafios. Pois, se largar tudo para seguir a Deus já é difícil, mudar os hábitos enraizados por anos é ainda mais difícil. Ainda bem que posso contar com a graça e o amor de Deus para agir e operar em minha vida. Enquanto os anos passam, o caminho que percorro se afunila. Estou certo da direção e de onde quero chegar”, conta o seminarista.
Em 2021, Thiago e Erik concluíram o postulantado, em Barretos (SP). Esta etapa tem a duração de um ano e permite ao seminarista uma experiência mais profunda da fé, cultivada em meio ao carisma Dehoniano, junto à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. É um momento profícuo para o discernimento vocacional, já que esta próxima etapa – o Noviciado – traz consigo a profissão dos primeiros votos, que marca o início da vida religiosa. “Poderei aprofundar minha espiritualidade, fortalecer a intimidade com Deus e, assim como Padre Dehon, ter ‘um coração para amar, um corpo para sofrer, uma vontade para sacrificar e renunciar, para, em seu lugar, amar acima de tudo a vontade de Deus e cumpri-la’, pois é esse coração de Jesus transpassado pela lança que faz pulsar o meu coração”, frisa o seminarista Tiago.
Enquanto aguarda pela nova experiência, Thiago aproveita a presença dos familiares e amigos, bem como participa das celebrações na paróquia. Ele também deixa um recado aos jovens que se sentem chamados para a vida consagrada. “Não perca tempo. Vale a pena dar tudo para Aquele que te deu tudo. Agradeço também a todos que rezam por mim e pelas vocações. É através de vocês que Deus, em sua infinita bondade, derrama sobre nós as suas graças”, afirma.

Vocação
Erik Patrik Fantini tem 25 anos. É filho de Jair e Solange Teresinha Pavesi Fantini, irmão de Ana Cristina e cresceu na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Jardim Maluche. Para ele, os primeiros sinais da vocação sacerdotal já foram percebidos na infância, quando admirava a postura dos padres e brincava de rezar missas. Ele lembra com carinho das celebrações presididas pelo padre Carlos Marcos Nicolodelli, nas quais as crianças eram convidadas a se posicionar junto ao altar, enquanto rezavam a oração do ‘Pai Nosso’ de mãos dadas.
“Foi em 2015 que senti a semente da vocação germinar em meu coração. Comecei a participar mais intensamente da vida da Igreja e, deste modo, pude sentir e saber o quanto Deus sempre esteve ao meu lado e o quanto sempre me quis perto de seu Divino Coração”, conta Erik.
Em 2016 o seminarista iniciou seu acompanhamento vocacional, junto ao Seminário São José, em Rio Negrinho, onde ingressou no ano seguinte, para a etapa do Propedêutico. Entre 2018 e 2020, Erik esteve em Brusque, para a graduação em Filosofia e, em 2021, concluiu o postulantado em São Paulo.
Agora, todas as expectativas de Erik se concentram no Noviciado. “Neste ano de intimidade com o Sagrado, buscamos acolher a vontade de Deus na nossa vida e, de um modo íntegro e confiante, discernir o plano que Ele tem para a vida de cada formando”, afirma o seminarista que, durante as férias, se colocou à disposição da sua Comunidade e da Paróquia para ajudar no que foi preciso.
Erik e Thiago, assim como demais seminaristas e consagrados, reconhecem a importância da oração das pessoas pelas vocações, traduzida em perseverança na caminhada, pelo ânimo pastoral e pelo amor eucarístico. “As orações do povo de Deus sempre foram um grande auxílio e intermédio para a graça se fazer presente neste caminhar. Nunca se deve esquecer de rezar pela grande missão que os padres possuem junto ao povo. Conto também com a sua oração pelo bom êxito da minha caminhada vocacional”, pede o seminarista.