(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Série da Campanha da Fraternidade, julho de 2020

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No mês de fevereiro, a Paróquia São Luís Gonzaga convidou algumas entidades de Brusque que atuam na defesa da vida, para participar de uma coletiva de imprensa que lançou a Campanha da Fraternidade de 2020, cujo tema é “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. O Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade sem fins lucrativos, que atua no país há 58 anos e foi implantada no município em janeiro de 2018, participou deste evento. E agora, quase cinco meses depois, em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a secretária do Posto do CVV em Brusque, Luciana Raimundo Marcos, fala sobre o aumento significativo no número de atendimentos. 
“Somos seres sociais, necessitamos de interação e de contato com nossos semelhantes. Mas vivemos agora um momento diferente. É um movimento inverso do qual estamos acostumados. Nos isolamos. Nos distanciamos. E mesmo que seja uma opção consciente e preventiva, ela não nos exime de, com o passar do tempo, nos sentirmos privados, aflitos, ansiosos, preocupados. Podemos até adoecer neste contexto. Por isso, é importante conversar, expressar sentimentos, expor dúvidas, medos e expectativas. Neste período, o número de atendimentos do CVV aumentou significativamente”, afirma Luciana, em nome do Posto do CVV de Brusque, ressaltando que as respostas para esta entrevista foram construídas em conjunto com tosos os voluntários da entidade. 

Serviço continua
Ainda que alguns voluntários façam parte dos grupos de risco e estejam impossibilitados de assumir este trabalho e de que alguns postos mantidos pela entidade em ambientes públicos foram interditados, como rodoviárias e hospitais, o serviço segue disponível. A principal via de contato é pelo telefone: basta digitar 188 e você será ouvido por alguém, em uma ligação sigilosa e sem custo. 
“O CVV tem um quadro de 4200 voluntários, atuando em 120 postos de atendimentos em todo o país. A entidade presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Além do telefone 188, podemos ser contatados pelo site www.cvv.org.br via chat e e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio (GASS). Em Brusque nossa equipe é formada por 19 voluntários e a nossa busca constante é pela ampliação deste número”, conta Luciana. 
Apensas em 2019, o CVV realizou quase seis milhões de atendimentos no Brasil e a expectativa é que este volume aumente consideravelmente em 2020, em decorrência da situação que o mundo atravessa. 

Campanha da Fraternidade
Para Luciana, a proposta apresentada pela Campanha da Fraternidade em 2020 reforça o trabalho que quase há seis décadas é feito pelo CVV. “Ela desperta em nós indagações. O que fazer para contribuir com a vida de nossos semelhantes? A simplicidade desta questão, implícita na Campanha da Fraternidade, abre um horizonte de possíveis ações individuais e coletivas que promovam, por meio do amor verdadeiro, a promoção da vida”, avalia. 
De acordo com a secretária do CVV, o intuito deste trabalho voluntário é se colocar à disposição para conversar e acolher quem procura por ajuda. “Livre de julgamentos e interferências. Ficamos integralmente com a pessoa, dando-lhe o apoio emocional. Entendemos assim, que ao ofertar nossa disponibilidade a quem nos procura, acolhendo - o com sua bagagem, sem julgamentos e/ou punições, estamos cuidando e promovendo a vida”, ressalta. 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES