(47) 3351-1258
(47) 3351-1063
 
 
Textos bíblicos, salmos e orações iniciam à Vigília Pascal

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
"Esta é uma noite de esperança! O Senhor desperta [do sono da morte], para acordar e reanimar a nossa fé pascal. Temos uma âncora: na sua cruz, fomos salvos. Temos um leme: na sua cruz, fomos resgatados. Temos uma esperança: na sua cruz, fomos curados e abraçados, para que nada e ninguém nos separe do seu amor redentor”. 
O trecho da homilia do pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, revela a síntese do Sábado Santo, que, na celebração da Vigília, encerra ao Tríduo Pascal para dar lugar à expectativa pela ressurreição do Senhor. O pároco fez uma breve reflexão sobre a proposta da Igreja para se viver a Páscoa. "No presente momento em que grande parte das notícias são de morte, a Igreja faz ecoar a boa notícia da vida! A vida que vence a morte! É Jesus, o filho amado do Pai. No presente momento em que a humanidade se reconhece vivendo nas trevas, a Igreja anuncia a verdadeira luz! A luz que ilumina toda treva! É Jesus, a luz do mundo. No presente momento em que a humanidade se sente envolvida em tristeza e outros tantos sentimentos, a Igreja proclama esta noite de alegria verdadeira que une o céu à terra inteira! É Jesus, ressuscitado! No presente momento em que parte da humanidade vive uma velha vida, a do pecado, a Igreja nos convida a abraçar a vida nova, que o Senhor nos conquistou: mortos para o pecado e vivos para Deus! É Jesus, o libertador".

'Eis a luz de Cristo'
Quatros importantes momentos dão significado à Vigília Pascal: a Liturgia do Fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. As luzes são todas apagadas. O Círio Pascal é conduzido ao presbitério e sua luz vai iluminando, de vela em vela, toda a igreja. 'Eis a luz de Cristo' é entoado três vezes até o Círio ser colocado no pedestal e ser incensado. Os diversos textos bíblicos, unidos aos Salmos e orações, dão sequência e sentido à celebração da noite do Sábado Santo. A liturgia batismal renova as promessas do Batismo, com bênção da água e acendimento das velas. A noite segue para a liturgia eucarística - da preparação das oferendas ao Rito da Comunhão. 

Domingo de Páscoa
No domingo de Páscoa, a alvorada festiva está marcada para às 6h, seguida de bênção e adoração ao Santíssimo Sacramento. As missas na igreja Matriz acontecerão às 7h, 9h, 17h e 19h. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionadas
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES